Geometria relacionada ao cotidiano

Autores

  • Alrineide de Melo Ferreira UFCG
  • Rosinângela Cavalcanti da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.375

Resumo

Como uma atividade da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática, foi elaborado o projeto Polígonos: Compreendendo Conceitos e Construindo Formas, baseado na necessidade do estudo da Geometria, buscando aperfeiçoar a qualidade desse ensino que é pouco trabalhado nas escolas atuais. Com o objetivo de desenvolver no aluno um novo olhar para a Matemática, mostrar a presença da geometria no dia a dia, bem como sua importância, conduzindo o educando a investigar, compreender e utilizar os conceitos, além das relações geométricas para resolver situações problemas e cotidianas. As aulas foram dirigidas por meio de conceitos, atividades dinâmicas, questionamentos, leitura, colagem, recortes, exercícios do livro didático e construção de cartazes, fazendo com que o aluno se motivasse a aprender o conteúdo de forma diferenciada e significativa, onde ele não só ouve o professor ou lê o que está no livro, mas constrói seu próprio conhecimento. A aplicação do projeto foi positiva entre os alunos, que mostraram interesse em conhecer algo novo, em construir e mostrar os resultados.

 

PALAVRAS CHAVES: Matemática; Polígonos; Geometria.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio