Perfil de liderança docente em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Arthur Kennedy Nóbrega Silva UFCG
  • Islania Andrade de Lira Delfino UFCG
  • Gianinni Martins Pereira Cirne UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.355

Resumo

Investigações sobre liderança são essenciais para organizações da sociedade como um todo. O
que se percebe em comum nas pesquisas sobre o tema é que se trata de um processo grupal
entre dois ou mais indivíduos para o alcance de objetivos. Este estudo teve como objetivo
conhecer o perfil de liderança dos docentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
da UFCG – Campus Sousa. Adotou-se a abordagem quantitativa, com características de
cunho exploratório e descritivo. Para a coleta dos dados, utilizou-se o MLQ (Multifactor
Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1995), considerando as adaptações de
Bigliazzi (2007), sobre as perspectivas de liderança transformacional, transacional e não-
transacional. Os docentes analisados se encaixam no perfil de Liderança Transformacional,
com fatores de resultado, que mostraram um ambiente propício para o líder desenvolver suas
tarefas.
Palavras-chave: Liderança; Docente; Instituição de Ensino Superior.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades