Corpo: bricolage em busca da interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.299Resumo
Ensaio sobre o uso da interdisciplinaridade para se discutir o corpo de modo a ousar a bricolage com ideias de filósofos, sociólogos, psicanalistas, historiadores e educadores. Metodologicamente se adota a perspectiva dimensional da pesquisa acadêmico-científica proposta por Novikoff (2010) a parir de trabalho de doutoramento em andamento na Universidade Trás-os-Montes (UTAD), com orientação do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores credenciado na Universidade Federal de Campina Grande (LAGERES- UFCG). A proposta objetiva apresentar a discussão sobre corpo dentro da revisão conceitual e de seus fundamentos, para pensar os lugares e as representações sociais de corpo.
PALAVRAS-CHAVE: corpo/ser; interdisciplinaridade; representações sociais
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DELEUZE, Gilles. Spinoza: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1991.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 5. ed. Petrópolis: Vozes. 1987.
GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
GUSDORF, Georges. Prefácio. In JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JODELET, D. (Org.) As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001.
JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: GUARESCHI, P. A. & JOCVHELICTCH, S. Textos em Representações Sociais. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995
LATOUR, Bruno. Ciencia em ação: como seguir dentistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo. Editora UNESp, 2000.
MOSCOVICI, S. A Representação Social sobre a Psicanálise. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed.:Vozes, 2010.
NOVIKOFF, C. As Representações Sociais Acerca do Ensino Superior para professores de graduação na área da saúde. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.
NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In: ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. .Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.
PALMONARI, A. & CERRATO, J. Representações sociais e psicologia social. In: Teoria das representações sociais: 50 anos. ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira, SANTOS, Maria de Fátima de Souza e TRINDADE, Zeidi Araujo (org). Brasília: Technopolitik. Co-edição: Centro Moscovici/ UnB, 2011.
TONET, Ivo. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serv. Soc. Soc., São Paulo , n. 116, p. 725-742, Dec. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000400008>. Acesso em: 05 jun. 2017.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TONET, Ivo. Marxismo para o século XXI. Em defesa do futuro. Maceió: Edufal, 2005.