Corpo: bricolage em busca da interdisciplinaridade

Autores

  • Cristina Novikoff Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Otávio Barreiros Mithidieri UNIFOA UTAD, Pt

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.299

Resumo

Ensaio sobre o uso da interdisciplinaridade para se discutir o corpo de modo a ousar a bricolage com ideias de filósofos, sociólogos, psicanalistas, historiadores e educadores. Metodologicamente se adota a perspectiva dimensional da pesquisa acadêmico-científica proposta por Novikoff (2010) a parir de trabalho de doutoramento em andamento na Universidade Trás-os-Montes (UTAD), com orientação do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores credenciado na Universidade Federal de Campina Grande (LAGERES- UFCG). A proposta objetiva apresentar a discussão sobre corpo dentro da revisão conceitual e de seus fundamentos, para pensar os lugares e as representações sociais de corpo. 

PALAVRAS-CHAVE: corpo/ser; interdisciplinaridade; representações sociais

Biografia do Autor

  • Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
    Possui Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002); Tem Especialização em: a) Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993); b) Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e; c) Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000). É graduada em: Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987) e Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990). Atuou como Diretora Acadêmica no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2002-2004); Atuou na Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy ? Unigranrio, como como professor doutor, com bolsa de Produtividade em Pesquisa (PROPESQ 1A - FUNADESP/UNIGRANRIO) junto à Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades e no Programa de Pós-graduação no Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes/Unigranrio; como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (2006-2016). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Atua como professora do magistério superior no Centro de Formação de Professores - CFP/ UFCG. É Assessora de Pesquisa do CFP/UFCG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/ HUAC). É líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG/DGPCNPq. Tem experiência na área de Educação sob a perspectiva interdisciplinar, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação de professor (inicial, continuada e autoformação), educação, imagens, corporeidade e valores.
  • Otávio Barreiros Mithidieri, UNIFOA UTAD, Pt
    Doutorando em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP(2002), Pós-graduação em Docência Superior pelo Instituto Isabel - RJ (1982), graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA(1980), Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM(1989). Atualmente é professor do Centro Universitário de Volta Redonda, professor do Instituto de Educação Prof. Manuel Marinho da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Implementador de Educação Física da Fundação Educacional de Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lutas, Atividade Física Gerontológica, e Políticas de Legislação em Educação, Educação Física e Esportes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação física, terceira idade, legislação educacional, políticas educacionais, ética, judô e esportes em geral. É Pró-reitor de Extensão do UniFOA, e membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, dedicando ao UniFOA 40 horas semanais.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DELEUZE, Gilles. Spinoza: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1991.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 5. ed. Petrópolis: Vozes. 1987.

GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

GUSDORF, Georges. Prefácio. In JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JODELET, D. (Org.) As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001.

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: GUARESCHI, P. A. & JOCVHELICTCH, S. Textos em Representações Sociais. 2ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995

LATOUR, Bruno. Ciencia em ação: como seguir dentistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo. Editora UNESp, 2000.

MOSCOVICI, S. A Representação Social sobre a Psicanálise. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed.:Vozes, 2010.

NOVIKOFF, C. As Representações Sociais Acerca do Ensino Superior para professores de graduação na área da saúde. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In: ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. .Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.

PALMONARI, A. & CERRATO, J. Representações sociais e psicologia social. In: Teoria das representações sociais: 50 anos. ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira, SANTOS, Maria de Fátima de Souza e TRINDADE, Zeidi Araujo (org). Brasília: Technopolitik. Co-edição: Centro Moscovici/ UnB, 2011.

TONET, Ivo. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serv. Soc. Soc., São Paulo , n. 116, p. 725-742, Dec. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282013000400008>. Acesso em: 05 jun. 2017.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TONET, Ivo. Marxismo para o século XXI. Em defesa do futuro. Maceió: Edufal, 2005.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação