Intervenção psicopedagógica: considerações sobre a criatividade para a produção escrita através da representação poética na escola

Autores

  • Henrique Miguel de Lima Silva UFPB
  • Danielli Cristina de Lima Silva UFPB
  • Márcio Rijoan Albuquerque Cavalcante UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.297

Resumo

Este trabalho parte da necessidade de estimular políticas em que os aprendizes tornem - se capazes de desenvolver o potencial criativo.  Para tanto utilizamos como referencial teórico, pesquisadores com contribuições em estudos sobre criatividade, linguagem escrita, poesia e psicopedagogia, para explorar melhor estes conhecimentos, são eles: Alves (2008), Fayol (2014), Kneller (1978), Pereira (2010), Scoz (2008), Vigotski (1987) (1992) entre outros. O ambiente escolar é capaz de trazer possibilidades de novos conhecimentos e habilidades, torna-se interessante aos profissionais da educação ter um olhar diferenciado quanto a maneiras de facilitar o ensino da escrita.  Não há como falarmos em criatividade sem pensar em produção, esta materialização do pensamento regido pelo potencial criativo, mecanismo que traz à aprendizagem um caráter mais lúdico e ao processo de resposta a desafios que costumam aparecer, como por exemplo, a melhor forma de manipular um novo conhecimento.

 

Palavras-chave: Criatividade, piscopedagogia, intervenção

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades