Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Pesquisa Interdisciplinar – RPI (ISSN 2526-3560) surgiu como uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Representações Sociais na / para Formação de professores (LAGERES) sob o credenciamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Semiárido e Sustentabilidade (PROSEMIÁRIDO) do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras da UFCG.

De fluxo contínuo a partir de 2019 mantém sua missão de divulgação da produção científica na área INTERDISCIPLINAR. Visa, assim, promover a difusão dos resultados da atividade científica de pesquisadores e universidades, bem como de organização de investigação, com foco na interdisciplinaridade para potencializar o seu uso e impacto na comunidade científica nacional e internacional.

O objetivo da RPI é disponibilizar elementos conceitual, metodológico e práticas de pesquisa relacionadas às áreas de conhecimento que elaboram seus estudos e pesquisas interdisciplinarmente.

A RPI publica artigos acadêmico-científicos em qualquer língua sobre temas que contribuam para a área interdisciplinar, após passarem por avaliação cega por pares.Devem conter os seguintes elementos/tópicos: Introdução; Fundamentação Teórica; Material e método ou metodologia de estudo; Resultado, Análise e Discussão; Conclusão e Referências.

A política editorial da RPI é a apresentação de uma pluralidade de perspectivas teórico-metodológicas adotadas nos diferentes Colégios (Ciências da Vida, Humanidades e de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar) e das grandes áreas de conhecimento desenhado pela CAPES (https://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao).

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos pelos autores serão avaliados preliminarmente pelos editores que determinarão a relevância da sua publicação e se a submissão cumpre todos os requisitos formais especificados nas instruções para autores.

Os originais serão depois submetidos à avaliação (sem qualquer identificação de autoria) sendo encaminhados a dois especialistas para análise. Com base no parecer dos avaliadores os editores emitirão um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Em caso de discrepância entre os dois resultados, o texto será enviado um terceiro avaliador, cuja decisão irá definir sua publicação.

Os autores serão notificados, por e-mail, da aceitação (ou recusa) de suas submissões. Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita.

Os textos aprovados poderão ser modificados em função de correções gramaticais e ortográficas, preservando-se o estilo do(s) autor(es).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Criada dia 01/02/2017.