Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Pesquisa Interdisciplinar – RPI (ISSN 2526-3560) surgiu como uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Representações Sociais na/para Formação de professores (LAGERES) sob o credenciamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Semiárido e Sustentabilidade (PROSEMIÁRIDO) do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras da UFCG.
De fluxo contínuo a partir de 2019 mantém sua missão de divulgação da produção científica na área INTERDISCIPLINAR. Visa, assim, promover a difusão dos resultados da atividade científica de pesquisadores e universidades, bem como de organização de investigação, com foco na interdisciplinaridade para potencializar o seu uso e impacto na comunidade científica nacional e internacional.
O objetivo da RPI é disponibilizar elementos conceitual, metodológico e práticas de pesquisa relacionadas às áreas de conhecimento que elaboram seus estudos e pesquisas interdisciplinarmente.
A RPI publica artigos acadêmico-científicos em português e inglês sobre temas que contribuam para a área interdisciplinar, após passarem por avaliação cega por pares. Devem conter os seguintes elementos/tópicos: Introdução, Objetivo (inserido na introdução); Material e método ou metodologia de estudo; Resultados; Discussão; Conclusão e Referências.
Em 2023 a RPI passou por reformulação e o escopo das suas publicações está direcionado para a área da saúde, docência na educação básica e no ensino superior nos seus mais diversos contextos e interfaces. Na avaliação do quadriênio 2017-2020 foi classificado com Qualis B2 para as áreas interdisciplinar, saúde coletiva, ciências ambientais, educação, ensino e biodiversidade.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos submetidos pelos autores serão avaliados preliminarmente pelos editores que determinarão a relevância da sua publicação e se a submissão cumpre todos os requisitos formais especificados nas instruções para autores.
Os originais serão depois submetidos à avaliação (sem qualquer identificação de autoria) sendo encaminhados a dois especialistas para análise. Com base no parecer dos avaliadores os editores emitirão um dos seguintes conceitos:
- Aprovado para publicação;
- Aprovado com correções;
- Rejeitado para publicação.
Em caso de discrepância entre os dois resultados, o texto será enviado há um terceiro avaliador, cuja decisão irá definir sua publicação.
Os autores serão notificados, por e-mail, da aceitação (ou recusa) de suas submissões. Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita.
Os textos aprovados poderão ser modificados em função de correções gramaticais e ortográficas, preservando-se o estilo do(s) autor(es).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
Criada dia 01/02/2017.