Bullying na escola: uma revisão literária

Autores

  • José Lindemberg Bernardo da Silva Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0003-4090-6440
  • Eridiany Bezerra Gomes Universidade Federal de Campina Grande
  • Isaac de Souza Lima

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.234

Resumo

O trabalho aborda conceitos contemporâneos sobre o Bullying na Escola, a partir disto temos como objetivo principal a discussão de problemas causados no processo de ensino-aprendizagem, sendo um fator para a causa do alto nível de evasão nas escolas. A metodologia utilizada, foi uma revisão literária de caráter qualitativa e documental, também através de pesquisa de artigos acadêmicos que tratasse acerca do tema exposto. Verificou-se que o bullying está associado, em parte, a preconceitos sociais, a dificuldades decorrentes da formação moral/ética/cidadã de personalidades ligadas à fragilidade de modelos sociais encontrados no âmbito familiar e social. A pesquisa empírica revelou que o bullying é um dos principais fatores para a causa da evasão escolar, contudo, existe a despreparação do professor para enfrentar este problema escolar, isto torna a ser um dos papéis do professor no mundo contemporâneo, que é lidar e mediar relações que causem o desequilíbrio harmônico do ambiente escolar, utilizando metodologias ativas que busca a integralidade escolar embasada no processo de respeito mútuo, causando um melhor desempenho escolar. Portanto, conclui-se que o bullying é um problema gravíssimo encontrado no meio escolar, todavia, vemos que deve existir uma interligação entre escola/família/sociedade, buscando métodos que possibilite a amenização deste problema.

Biografia do Autor

  • José Lindemberg Bernardo da Silva, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia pela Unidade Acadêmica de Geografia (UNAGEO) do Centro de Formação de Professores.

Referências

ALVES, M. G. Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacional. SciElo, 2016. < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742016000300594&lang=pt> Acesso em 23 de Abril de 2017.

CAVANÊZ, F. A escola na contemporaneidade: uma análise crítica do bullying. SciElo, 2015.

FERREIRA, J. M. e TAVARES, H. M. Bullying no ambiente escolar. Revista da Universidade Católica, Uberlândia, v. 1, n. 2. 2009.

PAIXÃO, G. P. N. et al. Violência escolar: percepções de adolescentes. Revista Cuidarte, 2014.

SANTOS, M. M. et al. Bullying: atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Pepsic, 2015. < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000400017&lng=pt&nrm=i&tlng=pt > Acesso em 22 de Abril de 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades