Por um ensino que forme professores de química para a modalidade de ensino de jovens de adultos

Autores

  • Taline dos Ramos Lira Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Cajazeiras, PB.
  • Maria Thaize dos Ramos Lira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife, PE.

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.348

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar e permanecer na escola no tempo devido. Para atender a esse novo perfil de educandos, o professor deve aliar a prática pedagógica tradicional e buscar diferentes ações que possam melhorar o ensino, de forma especial, aquelas que concretizem uma relação contínua entre conteúdos e o saber cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar os componentes curriculares didático-pedagógicos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras, assim como o desenvolvimento dessa modalidade de ensino entre os alunos durante a sua formação. Para realização desse estudo, optamos por um estudo pormenorizado dos componentes curriculares e da ementa do curso. Através de um estudo sistemático da matriz curricular do referido curso, observou-se que essa instituição de ensino não apresenta nenhuma em seus componentes curriculares didático-pedagógicas e eletivas nenhuma formação complementar a respeito do trabalho com a EJA. Indicamos que é necessário repensar alguma alteração na matriz curricular do curso, que proporcione uma formação docente completa, para o profissional lidar de forma mais segura com essa modalidade de ensino.

 

 PALAVRAS-CHAVE: EJA; Licenciatura em Química; Formação de Professores.

 

Biografia do Autor

  • Taline dos Ramos Lira, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Cajazeiras, PB.
    Graduanda em Química CFP/UFCG
  • Maria Thaize dos Ramos Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife, PE.
    Mestranda pelo PFG/UFRPE

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação continuada de professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://www.cne.gov.br. Acesso em: 26. Jul. 2017.

DEMO, Pedro. Questões para a teleeducação. Brasília: UNB, 1996.

ENS, Romilda Teodora. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de Pedagogia. 2006, 138f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.

FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de pesquisas em administração, São Paulo: v. 1, n. 3. 1996.

OLIVEIRA, Edna Castro de. Sujeitos-professores da EJA: visões de si mesmos em diferentes contextos e práticas. Salto para o futuro. Set. 2004. Disponível em: http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/1427812812481.pdf>. Acesso em 20. Ag. 2017.

SILVA, Claudia; PAULINO, Paulo Cesar. Capacitação inclusiva: dificuldades dos professores na EJA. In: III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Anais... Paraná: UTFPR Setembro, 2009.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades