Por um ensino que forme professores de química para a modalidade de ensino de jovens de adultos
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.348Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar e permanecer na escola no tempo devido. Para atender a esse novo perfil de educandos, o professor deve aliar a prática pedagógica tradicional e buscar diferentes ações que possam melhorar o ensino, de forma especial, aquelas que concretizem uma relação contínua entre conteúdos e o saber cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar os componentes curriculares didático-pedagógicos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras, assim como o desenvolvimento dessa modalidade de ensino entre os alunos durante a sua formação. Para realização desse estudo, optamos por um estudo pormenorizado dos componentes curriculares e da ementa do curso. Através de um estudo sistemático da matriz curricular do referido curso, observou-se que essa instituição de ensino não apresenta nenhuma em seus componentes curriculares didático-pedagógicas e eletivas nenhuma formação complementar a respeito do trabalho com a EJA. Indicamos que é necessário repensar alguma alteração na matriz curricular do curso, que proporcione uma formação docente completa, para o profissional lidar de forma mais segura com essa modalidade de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: EJA; Licenciatura em Química; Formação de Professores.
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