A diversidade cultural da eja: o papel da escola na promoção de uma educação voltada ao tratamento das identidades pessoais, sociais e culturais

Autores

  • Tomaz Caetano Dutra EEM ALDA FERRER AUGUSTO DUTRA
  • Maria Adriana Leite Alves EEM ALDA FERRER AUGUSTO DUTRA

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.228

Resumo

Buscamos evidenciar, através deste artigo, as particularidades que envolvem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo geral, realizar uma reflexão sobre a prática do ensino desempenhado em turmas de EJAs, na possibilidade de adaptar um modelo educativo que inclua o aluno como norte das propostas de ensino que se consumarão no decorrer do ano letivo. A inclusão deverá basear-se nas identidades em que alunos são percebidos, seja na questão social, econômica, etária, de gênero, cultural e etc. O professor juntamente com a instituição escolar, deverá garantir um espaço acolhedor e flexível no que se refere ao desempenho das obrigações domésticas, ou de trabalho, que os alunos por ventura poderão dispor, respeitando as regras de cada instituição. 

Referências

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 11. ed. Brasilia: Centro de Documentação e Informação: edições Câmara, 2015.

Disponível em <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/proen/ldb_11ed.pdf> Acesso em: 22 mar. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

TEIXEIRA, Augusto Niche. Educação frente à complexidade educando jovens e adultos para a vida. In: SHEIBEL, Maria Fani e LEHENBAUER, Silvana (orgs.). Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: PALLOTI, 2006.

RODRIGUES, Patrícia Mendes et al. Práticas cotidianas na docência dos professores do Ensino Médio na EJA: reflexões sobre o processo de legitimação dos saberes. X Salão de Iniciação Científica: PUCRS, 2009

SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Ibepx, 2007

TOKARNIA, Mariana. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-03/censo-escolar-3-milhoes-de alunos-entre-4-e-17-anos-estao-fora-da-escola> Acesso em: 22 mar. 2017

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades