Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Numéro courant
Archives
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Contact
À propos de cette revue
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 1 (2016): Edição Especial: Artigos Completos - XII SIAT & IV SERPRO
Vol. 1 (2016): Edição Especial: Artigos Completos - XII SIAT & IV SERPRO
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp
Publiée:
2017-02-08
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TABAGISTA NA SAÚDE
Sônia Cardoso Moreira Garcia, Cristina Novikoff
02-19 (Portugais)
Sem título (Portugais)
A AVALIAÇÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR
Adriana Moreira de Souza Corrêa, Antonio Nascimento, Maria Luana Araújo Vieira
20-29 (Portugais)
A INTERDISCIPLINARIDADE NA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Natália da Silva Jorge, Francisco Nascimento Pereira Júnior
73-79 (Portugais)
EDUCACIONALIZACIÓN EN LA VIDA COTIDIANA Y SEXUALIDAD EL CASO DE LA LEY DE MATRIMONIO IGUALITARIO EN LA REPÚBLICA ARGENTINA
Néstor Pievi
30-40 (Portugais)
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM PAÍSES LATINO - AMERICANOS E PORTUGAL: TENSÕES E DESAFIOS
Raimunda de Fátima Neves Coelho
41-52 (Portugais)
EDUCAÇÃO DE ADULTOS DE ÂMBITO ESCOLAR: ENTRE O QUE É E O QUE DEVERIA SER PARA SE TER EM CONTA O QUE ESTÁ PARA LÁ DOS MUROS DA ESCOLA E SER AGENTE DE MUDANÇA
Armando Loureiro
52-63 (Portugais)
A INTERNET COMO FONTE DE ANÁLISE PARA O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Daniela Cristina Pereira Ramos, Risoneide Silva de Araújo, Resemere Olímpio de Santana
63-72 (Portugais)
RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NO PNLD 2015
Windson Timoteo de Sousa, Luciano Leal de Morais Sales
73-79 (Portugais)
ESTUDO DO CONHECIMENTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA CONVERSAR COM PESQUISADORES INICIANTES
Maria das Graças Moreira
80-91 (Portugais)
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A QUESTÃO DA ÉTICA
Daniela Ferreira de Freitas, Francisca Daiana Estrela Silva
92-98 (Portugais)
A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – PB
Moniky Mendes Maciel, Priscila Bento Gonçalves, José Deomar de Souza Barros
99-105 (Portugais)
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE UNIVERSITÁRIOS
Patrícia da Silva Sousa, Francisca Cinthia de Oliveira, Laura Hévila Inocêncio Leite
106-113 (Portugais)
O CORPO E ALGUNS INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DELINEADAS NO IMAGINÁRIO DOCENTE
Otávio Barreiros Mithidieri, Ana Paula Monteiro
114-128 (Portugais)
AFETIVIDADE SOB O OLHAR DA TEORIA WALLONIANA: EXPERIÊNCIA COM A PESQUISA EPISTOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Thais de Oliveira Batista, Zildene Francisca Pereira
128-137 (Portugais)
ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO AMBIENTE ESCOLAR VISANDO NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Douglas Leão Lopes Torres, Valesca Leão Jacinto Torres
138-144 (Portugais)
AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR
Karla Roberta Dantas Alves, Josefa Laureana de Sousa Andrade
145-152 (Portugais)
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO CFP/UFCG CAMPUS DE CAJAZEIRAS-PB
Lêda de Souza Dinis, Ivanilza Nogueira da Silva, Jefferson Dantas Duarte
153-159 (Portugais)
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA CONEXÃO EM SALA DE AULA
Graciele Alencar Dias, Rosiane de Alencar Cavalcante
160-167 (Portugais)
ASPECTOS SIGNIFICATIVOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Angleib Justino Figueiredo de Freitas, Gustavo de Alencar Figueiredo
168-177 (Portugais)
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA SURDOS: UM DESAFIO ESCOLAR
Maria Geane de Lima Ferreira
178-190 (Portugais)
BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DISPONIBILIZADOS PARA DOCÊNCIA EM QUÍMICA ANALÍTICA
Egle Katarinne Souza da Silva, Luislândia Vieira de Figueiredo, Edilson Leite da Silva
191-201 (Portugais)
COM BASE NA TEORIA: UMA NOVA PRÁTICA
Cleysiele Ferreira Duarte, Zildene Francisca Pereira
202-211 (Portugais)
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONDADO NA FORMAÇÃO DISCENTE
Danielly de Sousa Bezerra, Edinardo Nogueira Costa, Jefferson Antonio Masques
212-221 (Portugais)
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Francisca Lindervânia Diniz Lopes, Josefa Laureana de Sousa Andrade, Wiama de Jesus Freitas Lopes
221-228 (Portugais)
“DESCOBRINDO OS ELEMENTOS QUÍMICOS”: JOGO LÚDICO PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A TABELA PERÍODICA
Egle Katarinne Souza da Silva, João Paulo Ferreira Lima, Maricélia Lucena Ferreira
228-237 (Portugais)
CARTOGRAFIA IMAGÉTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAJAZEIRAS: PERSPECTIVAS CULTURAIS
Sara Sheyla Santana Alves, Sara Sanita Santana Alves
237-248 (Portugais)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DE ESTATÍTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Felipe de Lima, Rosinângela Cavalcanti da Silva
249-258 (Portugais)
EXPERIMENTOS DE FÍSICA: RENOVANDO A PRÁTICA DOCENTE COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
Magna Abrantes de Oliveira, Anderson Lima
259-264 (Portugais)
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A IMPORTANCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Maria Aparecida Silva de Souza
265-274 (Portugais)
GÊNERO E POLÍTICA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADES EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA
Maria Aline Alves da Silva
275-285 (Portugais)
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Mayrla Marla Lima Sarmento, José Amiraldo Alves da Silva Alves
286-296 (Portugais)
INCLUSÃO DIGITAL: ACERVO E DESAFIOS DO USO TIC´S NO ESPAÇO EDUCACIONAL PÚBLICO
Elizangela da Silva Tonelli, Maria Aparecida Silva de Souza, Alef Barbosa Caradini
297-306 (Portugais)
INICIAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDENDO O ALFABETO COM O USO DO COMPUTADOR
Kézia Cole, Maria Aparecida Silva de Souza
314-325 (Portugais)
MATEMÁTICA E SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS, NUMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO COM O CONTEÙDO DE POLINÔMIOS
Gislânia Pereira Almeida, Rosinângela Cavalcanti da Silva
326-333 (Portugais)
MÍDIA E EDUCAÇÃO: O USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
Luciana Bento, Gerlaine Celchior
334-343 (Portugais)
“NAVEGAR É PRECISO” NA HISTÓRIA E NA REDE: O USO DE MÍDIAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PROJETO HISTÓRIA EM WORKSHOP
Jefferson Fernandes de Araújo
344-351 (Portugais)
NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: APRENDENDO A APRENDER COM A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Rosa das Neves Pereira, Juliano de Sousa Bezerra, Gustavo de Alencar Figueiredo
352-359 (Portugais)
INTEGRANDO SAÚDE E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NUM CENTRO DE NEURORREABILITAÇÃO EM FORTALEZA/CE
Gerlaine Belchior, Patrícia Lima
360-369 (Portugais)
O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS: OUTRA MANEIRA DE CHEGAR AO RESULTADO
Marcela Ferreira Lopes, Cátia Larissi Mendes Dias, Géssica Galdino da Silva Pereira
370-380 (Portugais)
O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO
Adriana Moreira de Souza Correa, Hérica Paiva Pereira
381-389 (Portugais)
OBJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA DISPONÍVEIS NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE): UM ESTUDO CASO PARA QUÍMICA GERAL I
Felícia Maria Fernandes de Oliveira, Edilson Leite da Silva
390-401 (Portugais)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Jacqueline Rolim Trajano, Linaiane Soares Dantas, Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo
402-411 (Portugais)
PROJETO INTERDISCIPLINAR NA EXECUÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENSINO EM GEOGRAFIA IV
Jucier Ricarte Saraiva, Laurindo Francisco Duarte Filho, Maria da Glória Vieira Anselmo
412-429 (Portugais)
RECURSOS AUDIOVISUAIS: UMA MODALIDADE DIDÁTICA INOVADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Priscila Bento Gonçalves, Moniky Mendes Maciel, José Deomar de Souza Barros
430-436 (Portugais)
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO PROJETOS DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Yam de Sousa Santos
437-443 (Portugais)
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: VALORES E ENFRENTAMENTOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO MESTRADO PROFISSIONAL
Eliara Adelino da Silva, Cristina Novikoff, Felipe da Silva Triani
444-470 (Portugais)
RETAS PARALELAS, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ESTÁGIO: UM PAPEL PARA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
José Leonardo Tavares de Albuquerque
471-478 (Portugais)
UM BOM CAFÉ: DO BULE AO PALADAR!
Juliano de Sousa Bezerra, Rosa das Neves Pereira, Gustavo de Alencar Figueiredo
479-487 (Portugais)
UM LUGAR DIFERENTE: FORMULAÇÃO DE GALERIAS DIGITAIS NAS AULAS DO PIBID HISTÓRIA NAS TURMAS (6º “E” “E”, 6º “F” e 6º “G”)
Daniela Cristina Pereira Ramos, Risoneide Silva de Araújo, Rosemere Olímpio de Santana
488-496 (Portugais)
UM OLHAR SOBRE O RACISMO NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Gleydilene Ferreira Duarte, Angela Maria de Lima da Silva, Maria Elisiane da Silva Leite
497-504 (Portugais)
USO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Francisco Sandro Formiga Pereira
505-515 (Portugais)
USO DE PLANTAS MEDICINAIS: CONHECIMENTO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Antonio Barros de Souza, Laura Hévila Inocêncio Leite
516-522 (Portugais)
COMO A SELEÇÃO DE PROFESSOR DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS TEM DIFICULTADO A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE POLÍTICA DESSES ALUNOS
Kledson de Albuquerque Alves, Maria Gorete de Medeiros
532-542 (Portugais)
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ORIGIN NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Robbyslandyo da Silva Santos
523-531 (Portugais)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO EXPERIÊNCIA DOCENTE: DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
José Robbyslandyo da Silva Santos
532-542 (Portugais)
PENSANDO O JOVEM ENQUANTO PROTAGONISTA DE SEU MEIO ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR
Maria Larisse Elias da Silva
543-552 (Portugais)
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PRÁXIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DODISCENTE
Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo, Jefferson Santos Fernandes, Kaiame Leite Araújo
553-563 (Portugais)
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DIFERENCIADO DENTRO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Alves de Lima, Rachel Rawennia Coelho Lima, Rosinângela Cavalcanti da Silva
PDF (Portugais)
INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA
Fernanda Laleska da Silva Fernandes, Hedgard Rodrigues da Silva
PDF (Portugais)
Langue
English
Español
Français
Português (Brasil)
Português (Portugal)