O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS: OUTRA MANEIRA DE CHEGAR AO RESULTADO

Autores

  • Marcela Ferreira Lopes
  • Cátia Larissi Mendes Dias
  • Géssica Galdino da Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.102

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como está sendo trabalhado o uso da calculadora na resolução de problemas durante as aulas de matemática nos anos iniciais em uma escola pública da cidade de Cajazeiras-PB e outra da cidade de Ipaumirim-CE, identificando se a mesma está sendo utilizada como instrumento pedagógico por parte do(a)s professore(a)s na mediação de conteúdos, frente aos problemas que envolvam operações simples ou complexas. Através da entrevista semiestruturada foi possível perceber que os professores consideram relevante o uso da calculadora em sala, porém, em determinados momentos, os mesmos não recomendam tal uso no momento em que os alunos estão apreendendo o conteúdo, mas após os alunos assimilarem o conteúdo exposto os educadores não observam dano algum na utilização dessa ferramenta pedagógica na resolução de problemas. A partir da análise dos dados dos alunos observamos que os mesmos não tinham estímulo por parte do professor para utilizarem a calculadora durante as aulas. Através de questões -problemas verificamos que os educandos constroem o cálculo mentalmente para depois verificarem na calculadora o resultado final, se este é condizente com o que eles consideram correto. Nessa perspectiva, a calculadora apenas auxilia ao aluno a verificação do resultado mais preciso.

Palavras-chave: Matemática, Calculadora, Resolução de problemas.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS