ASPECTOS SIGNIFICATIVOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.81

Resumo

Com o objetivo de analisar os aspectos epistemológicos inseridos no Ensino de Ciências Naturais, explicitando sua orientação teórico-metodológica e suas aplicações e implicações práticas, o presente trabalho buscou permear os aspectos que permeiam a relação Ensino-Aprendizagem que se desenvolve na escola Dom Moisés Coelho, no município de Cajazeiras - PB e os sujeitos para desenvolvimento do tema e da pesquisa foram à professora do Componente Curricular de “Ciências” do Ensino Fundamental e os/as estudantes da referida turma. Através das observações, e análises fundamentadas na leitura de diversos autores na literatura educacional, constatamos que a prática docente que estava sendo desenvolvida pela professora não se mostrou satisfatória, pois se apoiou num ensino fragmentado e descontextualizado, abrindo espaço, assim, para um “déficit” na construção de conhecimentos científicos por parte dos/as estudantes. Verificamos o distanciamento dos pressupostos construtivistas que anunciam a tendência da Pesquisa em Ensino de Ciências no que concerne a relação Ensino-Aprendizagem. A investigação também mostrou que através da intervenção de uma prática pedagógica contextualizada, apoiada nos moldes de um trabalho epistemológico inserido no Ensino de Ciências, os/as estudantes puderam corresponder significativamente no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos trabalhados pelo bolsista, embasado pela orientação de diversos aspectos sobre o tema: ensino de Ciências Naturais. As discussões promovidas no trabalho oferecem condições para que os alunos compreendam os assuntos estudados, bem como as relações estabelecidas entre os conteúdos direcionados a uma contraposição ao uso de regras memorísticas e livrescas que pouco contribuem paro o desenvolvimento da aprendizagem dos/as estudantes na escola.

 

Palavras-Chave: Ensino-Aprendizagem, Ciências Naturais, Epistemologia.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS