Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Sobre la revista
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 1 (2016): Edição Especial: Artigos Completos - XII SIAT & IV SERPRO
Vol. 1 (2016): Edição Especial: Artigos Completos - XII SIAT & IV SERPRO
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp
Publicado:
2017-02-08
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TABAGISTA NA SAÚDE
Sônia Cardoso Moreira Garcia, Cristina Novikoff
02-19 (Portugués)
Sem título (Portugués)
A AVALIAÇÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR
Adriana Moreira de Souza Corrêa, Antonio Nascimento, Maria Luana Araújo Vieira
20-29 (Portugués)
A INTERDISCIPLINARIDADE NA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Natália da Silva Jorge, Francisco Nascimento Pereira Júnior
73-79 (Portugués)
EDUCACIONALIZACIÓN EN LA VIDA COTIDIANA Y SEXUALIDAD EL CASO DE LA LEY DE MATRIMONIO IGUALITARIO EN LA REPÚBLICA ARGENTINA
Néstor Pievi
30-40 (Portugués)
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE EM PAÍSES LATINO - AMERICANOS E PORTUGAL: TENSÕES E DESAFIOS
Raimunda de Fátima Neves Coelho
41-52 (Portugués)
EDUCAÇÃO DE ADULTOS DE ÂMBITO ESCOLAR: ENTRE O QUE É E O QUE DEVERIA SER PARA SE TER EM CONTA O QUE ESTÁ PARA LÁ DOS MUROS DA ESCOLA E SER AGENTE DE MUDANÇA
Armando Loureiro
52-63 (Portugués)
A INTERNET COMO FONTE DE ANÁLISE PARA O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Daniela Cristina Pereira Ramos, Risoneide Silva de Araújo, Resemere Olímpio de Santana
63-72 (Portugués)
RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NO PNLD 2015
Windson Timoteo de Sousa, Luciano Leal de Morais Sales
73-79 (Portugués)
ESTUDO DO CONHECIMENTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA CONVERSAR COM PESQUISADORES INICIANTES
Maria das Graças Moreira
80-91 (Portugués)
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A QUESTÃO DA ÉTICA
Daniela Ferreira de Freitas, Francisca Daiana Estrela Silva
92-98 (Portugués)
A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – PB
Moniky Mendes Maciel, Priscila Bento Gonçalves, José Deomar de Souza Barros
99-105 (Portugués)
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE UNIVERSITÁRIOS
Patrícia da Silva Sousa, Francisca Cinthia de Oliveira, Laura Hévila Inocêncio Leite
106-113 (Portugués)
O CORPO E ALGUNS INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DELINEADAS NO IMAGINÁRIO DOCENTE
Otávio Barreiros Mithidieri, Ana Paula Monteiro
114-128 (Portugués)
AFETIVIDADE SOB O OLHAR DA TEORIA WALLONIANA: EXPERIÊNCIA COM A PESQUISA EPISTOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Thais de Oliveira Batista, Zildene Francisca Pereira
128-137 (Portugués)
ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO AMBIENTE ESCOLAR VISANDO NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Douglas Leão Lopes Torres, Valesca Leão Jacinto Torres
138-144 (Portugués)
AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR
Karla Roberta Dantas Alves, Josefa Laureana de Sousa Andrade
145-152 (Portugués)
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO CFP/UFCG CAMPUS DE CAJAZEIRAS-PB
Lêda de Souza Dinis, Ivanilza Nogueira da Silva, Jefferson Dantas Duarte
153-159 (Portugués)
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA CONEXÃO EM SALA DE AULA
Graciele Alencar Dias, Rosiane de Alencar Cavalcante
160-167 (Portugués)
ASPECTOS SIGNIFICATIVOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Angleib Justino Figueiredo de Freitas, Gustavo de Alencar Figueiredo
168-177 (Portugués)
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA SURDOS: UM DESAFIO ESCOLAR
Maria Geane de Lima Ferreira
178-190 (Portugués)
BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DISPONIBILIZADOS PARA DOCÊNCIA EM QUÍMICA ANALÍTICA
Egle Katarinne Souza da Silva, Luislândia Vieira de Figueiredo, Edilson Leite da Silva
191-201 (Portugués)
COM BASE NA TEORIA: UMA NOVA PRÁTICA
Cleysiele Ferreira Duarte, Zildene Francisca Pereira
202-211 (Portugués)
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONDADO NA FORMAÇÃO DISCENTE
Danielly de Sousa Bezerra, Edinardo Nogueira Costa, Jefferson Antonio Masques
212-221 (Portugués)
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Francisca Lindervânia Diniz Lopes, Josefa Laureana de Sousa Andrade, Wiama de Jesus Freitas Lopes
221-228 (Portugués)
“DESCOBRINDO OS ELEMENTOS QUÍMICOS”: JOGO LÚDICO PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A TABELA PERÍODICA
Egle Katarinne Souza da Silva, João Paulo Ferreira Lima, Maricélia Lucena Ferreira
228-237 (Portugués)
CARTOGRAFIA IMAGÉTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAJAZEIRAS: PERSPECTIVAS CULTURAIS
Sara Sheyla Santana Alves, Sara Sanita Santana Alves
237-248 (Portugués)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DE ESTATÍTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Felipe de Lima, Rosinângela Cavalcanti da Silva
249-258 (Portugués)
EXPERIMENTOS DE FÍSICA: RENOVANDO A PRÁTICA DOCENTE COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
Magna Abrantes de Oliveira, Anderson Lima
259-264 (Portugués)
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A IMPORTANCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Maria Aparecida Silva de Souza
265-274 (Portugués)
GÊNERO E POLÍTICA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADES EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA
Maria Aline Alves da Silva
275-285 (Portugués)
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Mayrla Marla Lima Sarmento, José Amiraldo Alves da Silva Alves
286-296 (Portugués)
INCLUSÃO DIGITAL: ACERVO E DESAFIOS DO USO TIC´S NO ESPAÇO EDUCACIONAL PÚBLICO
Elizangela da Silva Tonelli, Maria Aparecida Silva de Souza, Alef Barbosa Caradini
297-306 (Portugués)
INICIAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDENDO O ALFABETO COM O USO DO COMPUTADOR
Kézia Cole, Maria Aparecida Silva de Souza
314-325 (Portugués)
MATEMÁTICA E SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS, NUMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO COM O CONTEÙDO DE POLINÔMIOS
Gislânia Pereira Almeida, Rosinângela Cavalcanti da Silva
326-333 (Portugués)
MÍDIA E EDUCAÇÃO: O USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
Luciana Bento, Gerlaine Celchior
334-343 (Portugués)
“NAVEGAR É PRECISO” NA HISTÓRIA E NA REDE: O USO DE MÍDIAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO PROJETO HISTÓRIA EM WORKSHOP
Jefferson Fernandes de Araújo
344-351 (Portugués)
NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: APRENDENDO A APRENDER COM A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Rosa das Neves Pereira, Juliano de Sousa Bezerra, Gustavo de Alencar Figueiredo
352-359 (Portugués)
INTEGRANDO SAÚDE E EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NUM CENTRO DE NEURORREABILITAÇÃO EM FORTALEZA/CE
Gerlaine Belchior, Patrícia Lima
360-369 (Portugués)
O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS: OUTRA MANEIRA DE CHEGAR AO RESULTADO
Marcela Ferreira Lopes, Cátia Larissi Mendes Dias, Géssica Galdino da Silva Pereira
370-380 (Portugués)
O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO
Adriana Moreira de Souza Correa, Hérica Paiva Pereira
381-389 (Portugués)
OBJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA DISPONÍVEIS NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE): UM ESTUDO CASO PARA QUÍMICA GERAL I
Felícia Maria Fernandes de Oliveira, Edilson Leite da Silva
390-401 (Portugués)
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Jacqueline Rolim Trajano, Linaiane Soares Dantas, Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo
402-411 (Portugués)
PROJETO INTERDISCIPLINAR NA EXECUÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENSINO EM GEOGRAFIA IV
Jucier Ricarte Saraiva, Laurindo Francisco Duarte Filho, Maria da Glória Vieira Anselmo
412-429 (Portugués)
RECURSOS AUDIOVISUAIS: UMA MODALIDADE DIDÁTICA INOVADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Priscila Bento Gonçalves, Moniky Mendes Maciel, José Deomar de Souza Barros
430-436 (Portugués)
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO PROJETOS DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Yam de Sousa Santos
437-443 (Portugués)
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: VALORES E ENFRENTAMENTOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO MESTRADO PROFISSIONAL
Eliara Adelino da Silva, Cristina Novikoff, Felipe da Silva Triani
444-470 (Portugués)
RETAS PARALELAS, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ESTÁGIO: UM PAPEL PARA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
José Leonardo Tavares de Albuquerque
471-478 (Portugués)
UM BOM CAFÉ: DO BULE AO PALADAR!
Juliano de Sousa Bezerra, Rosa das Neves Pereira, Gustavo de Alencar Figueiredo
479-487 (Portugués)
UM LUGAR DIFERENTE: FORMULAÇÃO DE GALERIAS DIGITAIS NAS AULAS DO PIBID HISTÓRIA NAS TURMAS (6º “E” “E”, 6º “F” e 6º “G”)
Daniela Cristina Pereira Ramos, Risoneide Silva de Araújo, Rosemere Olímpio de Santana
488-496 (Portugués)
UM OLHAR SOBRE O RACISMO NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Gleydilene Ferreira Duarte, Angela Maria de Lima da Silva, Maria Elisiane da Silva Leite
497-504 (Portugués)
USO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Francisco Sandro Formiga Pereira
505-515 (Portugués)
USO DE PLANTAS MEDICINAIS: CONHECIMENTO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Antonio Barros de Souza, Laura Hévila Inocêncio Leite
516-522 (Portugués)
COMO A SELEÇÃO DE PROFESSOR DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS TEM DIFICULTADO A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE POLÍTICA DESSES ALUNOS
Kledson de Albuquerque Alves, Maria Gorete de Medeiros
532-542 (Portugués)
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ORIGIN NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Robbyslandyo da Silva Santos
523-531 (Portugués)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO EXPERIÊNCIA DOCENTE: DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
José Robbyslandyo da Silva Santos
532-542 (Portugués)
PENSANDO O JOVEM ENQUANTO PROTAGONISTA DE SEU MEIO ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR
Maria Larisse Elias da Silva
543-552 (Portugués)
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PRÁXIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DODISCENTE
Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo, Jefferson Santos Fernandes, Kaiame Leite Araújo
553-563 (Portugués)
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DIFERENCIADO DENTRO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Alves de Lima, Rachel Rawennia Coelho Lima, Rosinângela Cavalcanti da Silva
PDF (Portugués)
INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA
Fernanda Laleska da Silva Fernandes, Hedgard Rodrigues da Silva
PDF (Portugués)
Idioma
English
Español
Français
Português (Brasil)
Português (Portugal)