AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO CFP/UFCG CAMPUS DE CAJAZEIRAS-PB
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.79Resumo
Esta pesquisa teve como propósito principal avaliar as contribuições que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência proporciona aos estudantes do curso de licenciatura em Química da Instituição de Ensino Superior Universidade Federal de Campina Grande da cidade de Cajazeiras localizada no sertão da Paraíba. Um dos objetivos deste programa institucional é inserir o aluno bolsista no cotidiano escolar e promover a prática docente durante a graduação. Para tanto se analisou os tópicos seguintes: atividades desenvolvidas no ambiente escolar pelos alunos bolsistas; as contribuições que dele foram tiradas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da educação básica e as contribuições que o PIBID favoreceu aos licenciandos no decorrer do processo de formação. Esta foi uma pesquisa qualiquantitativa que contou com a colaboração de 12 alunos bolsistas com participação regular no subprojeto Iniciação a Docência - ID e se realizou por meio de um questionário composto por questões objetivas e subjetivas, no qual os discentes puderam relatar as vivências e aprendizados adquiridos no decorrer do desenvolvimento do projeto, aperfeiçoando sua prática e com isso, favorecendo uma formação acadêmica mais completa. Posteriormente foi efetuado o tratamento estatístico dos dados coletados e os resultados obtidos expostos em uma síntese. Os resultados indicam que a participação dos discentes nas atividades do PIBID/Química fortalece e muito o desenvolvimento da aprendizagem do aluno da instituição participante do projeto e promove uma maior relação entre teoria e prática docente, integrando de forma mais proveitosa o ensino superior e a educação básica.
Palavras-chave: Contribuições. PIBID/Química. Prática Docente.