INCLUSÃO DIGITAL: ACERVO E DESAFIOS DO USO TIC´S NO ESPAÇO EDUCACIONAL PÚBLICO

Autores

  • Elizangela da Silva Tonelli
  • Maria Aparecida Silva de Souza
  • Alef Barbosa Caradini

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.94

Resumo

No intuito de viabilizar a inclusão digital nas escolas, o governo por meio de programas como o Proinfo tem desenvolvido políticas  de incentivo ao uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas redes públicas de educação básica. Este artigo objetiva fazer um levantamento do acervo das Tic’s e suas condições de funcionamento, disponibilizadas para o fazer docente bem como verificar de que forma os laboratórios de informática têm sido usados para o ensino da matemática. Os resultados preliminares obtidos por meio de uma pesquisa exploratória mostraram que alguns equipamentos não funcionam e que a internet não atende satisfatoriamente as demandas administrativas e pedagógicas. Esses fatores nos levam a hipótese, que os objetivos governamentais de inclusão digital ainda se esbarram em desafios que podem comprometer o efetivo aproveitamento das Tic’s no ambiente escolar.

 

Palavras-chave: Laboratório Proinfo; Prática Pedagógica; Ensino De Matemática.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS