O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO

Autores

  • Adriana Moreira de Souza Correa
  • Hérica Paiva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.103

Resumo

Através desta pesquisa constatamos a relevância de trabalhar atividades que visem o multiletramento no âmbito do ensino de uma segunda língua, que para efeito desta pesquisa, trata-se da Língua de Sinais. Observamos que o desenvolvimento das práticas de letramentos dá margem para que o aluno perceba que, além da superfície do texto, existem informações que podem ser inferidas apenas no contexto da informação, como por exemplo: o conhecimento da cultura e como a informação foi passada. Como objetivo apresentamos o YouTube como ferramenta que favorece o multiletramento a medida que colabora para a compreensão da Língua de Sinais, no que diz respeito à estrutura, ao léxico e à cultura que é expressa por essa língua. Para isso buscamos identificar a relação existente entre os textos produzidos na Libras e disponibilizados no YouTube com os conhecimentos externos à língua que contribui para a compreensão do que foi enunciado. Este meio de comunicação permite que os gêneros textuais sejam compreendidos na sua estrutura e na sua função comunicativa, não se limitando à compreensão de estruturas linguísticas isoladas, já que está pautada no contexto da enunciação. Isso quer dizer que, ao fundamenta-se em textos reais, o aluno terá um modelo para reformular os seus próprios textos em uma segunda língua e, portanto, significativa para ele. Diante do exposto a nossa pesquisa está embasada nos estudos de Rojo (2012), Kleiman (2005), Almeida et. al.(2015), Skliar (2001) e Schallenberger (2012). Enquanto, no que se refere à metodologia, constitui-se em uma análise bibliográfica que busca identificar os dados qualitativos referentes à temática abordada.

Palavras - Chave: Multiletramentos. Ensino de Libras. YouTube.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS