A INTERDISCIPLINARIDADE NA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

Natália da Silva Jorge, Francisco Nascimento Pereira Júnior

Resumo


Nesse trabalho propomos apresentar alguns conceitos de interdisciplinaridade demonstrando sua relevância para o ensino e aprendizagem, focando na atuação de professores na formação de alunos interdisciplinares. Inicialmente serão apresentados conceitos de autores que discorreram acerca de tal questão como Fazenda, Japiassu e Bonatto para depois nos debruçarmos em expor conceitos relacionados ao ensino de Ciências Naturais e Matemática, apontando como professores agem de forma interdisciplinar nessas áreas, ressaltando a importância dessa relação entre disciplinas para o ensino aprendizagem das mesmas. Basicamente a interdisciplinaridade conceitua-se na relação possível de disciplinas e de áreas cientificas. Tendo em vista a existência do curso Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Federal do Cariri, campus Brejo Santo – CE, surgiu a problemática a partir da prática como discente em tal instituição, observando que o curso traz uma proposta interdisciplinar, sabemos que para isso acontecer é necessário a estruturação de um corpo docente com formação baseados em princípios interdisciplinares. A partir da análise notamos que a interdisciplinaridade é bem discutida no âmbito educacional, mas não muito posta em prática mesmo em cursos interdisciplinares. Vimos que não é possível instigar uma nova proposta de ensino baseado na interdisciplinaridade se os docentes do ensino atual não tiveram formação adequada para esse tipo de abordagem de ensino e muitas vezes não se disponibilizam à mudança e à formação continuada. Também é notável que as Universidades do país não estejam no exercício da interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade deveria ser aplicada desde os anos iniciais de ensino, isso aprimoraria o conhecimento adquirido pelo aluno fazendo com que este crie possibilidades de compreensão de conceitos diversos, por olhares distintos e consequentemente, ocorresse a formação de discentes interdisciplinares e a constituição de educadores interdisciplinares.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formação docente. Ciências Naturais e Matemática. 


Texto completo:

73-79


DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.65

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Revista de Pesquisa Interdisciplinar
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