RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NO PNLD 2015

Autores

  • Windson Timoteo de Sousa
  • Luciano Leal de Morais Sales

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.70

Resumo

Este trabalho busca avaliar o conteúdo de Radioatividade nos livros didáticos escolhidos pelo PNLD 2015 utilizados nas escolas públicas de acordo com os critérios estipulados pelos Programas Curriculares Nacionais (PCN’s). A pesquisa da bibliografia foi obtida através de uma detalhada busca na literatura especifica visando qualificar a descrição dos critérios necessários para que o livro cumpra todas as exigências para uma boa compreensão dos conceitos trabalhados em sala de aula sendo estes: imagens presentes no livro didático; linguagem e rigor científico; evolução histórica do conteúdo; contextualização do conteúdo; abordagem metodológica do conteúdo; relacionamento do conteúdo com o desenvolvimento tecnológico; aspectos inerentes aos exercícios e problemas que são disponibilizados. Após a análise dos resultados foi constatado que há uma grande inadequação desses livros em relação ao que se espera de um livro didático, mostrando que apenas duas das obras selecionadas pelo PNLD 2015 possuem certo grau de satisfação para trabalhar o tema Radioatividade estando em concordância com os padrões de qualidade de ensino estabelecidos pelo MEC, enquanto outra obra apresenta-se como totalmente ineficaz para o estudo do tema abordado, o que se demonstra como um erro o fato da escolha de uma obra como esta para compor o Programa Nacional do Livro Didático. Vale ressaltar que o livro ainda é a tecnologia mais utilizada em sala de aula, sendo assim, torna-se um elemento ímpar de pesquisa para campo de estudo dos alunos da área e instrumento de apoio ao trabalho do professor, portanto suas imperfeições comprometem diretamente no processo ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave: Análise. Radioatividade. PNLD. 

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS