UM LUGAR DIFERENTE: FORMULAÇÃO DE GALERIAS DIGITAIS NAS AULAS DO PIBID HISTÓRIA NAS TURMAS (6º “E” “E”, 6º “F” e 6º “G”)
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.112Resumo
O presente artigo versa sobre o conteúdo histórico “comércio Fenício” relacionando com o cotidiano do aluno, a partir da produção e estudo de iconografias e imagens digitais. Este trabalho parte de nossas experiências enquanto bolsistas do PIBID (Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) subprojeto de História – UFCG/CFP, na Escola Dom Moisés Coelho na cidade de Cajazeiras-PB. A atividade consistiu em sair pelas ruas de Cajazeiras para fotografar o comércio local, pois nossa intenção na aula era conhecer o comércio de Cajazeiras e assim estabelecer as diferenças ao comércio Fenício. A ideia era pensar o que o comércio representa para a economia e sociedade Cajazeirense e assim, estabelecer o que o comércio representava para os fenícios. A ideia era aproximar a necessidade dessa sociedade em inovar de acordo com a sua época. Para realização desta proposta realizamos atividade extra sala, utilizamos os espaços do laboratório da Universidade UFCG/CFP e as dependências da escola. As fotografias constituíram enquanto fontes e recursos metodológicos para realizar o objetivo da aula. Assim, as aulas foram trabalhadas na perspectiva de socializar os alunos com o tema, mostrando culturas e sociedades que agregam em seu meio uma tecnologia própria de uma época. Enquanto resultado obtivemos a maior participação uma vez que ao serem produtores das imagens eles puderam perceber-se enquanto protagonistas do processo de ensino e aprendizagem proposto. Os alunos puderam compreender que tecnologia não é algo atrelado apenas às máquinas, computadores ou algo voltado apenas para a atualidade, mas que também consistem em avanços específicos de cada sociedade.
Palavras – chave: Tecnologia- História- Fenícios