RECURSOS AUDIOVISUAIS: UMA MODALIDADE DIDÁTICA INOVADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.107Resumo
No ensino de biologia, muitas vezes, deparamos com a dificuldade dos alunos em assimilar o conteúdo e relaciona-lo com o seu cotidiano, uma vez que os educadores utilizam metodologias didáticas tradicionais. A educação encontra-se em um processo de inovação para acompanhar o ritmo acelerado das novas tecnologias, e se faz necessário a apropriação de maneiras diferenciadas e inovadoras de ensinar, renunciando os métodos tradicionais, onde a biologia é vista apenas como conceitos. A abordagem de assuntos que retratam a realidade e o cotidiano dos alunos de maneira interdisciplinar facilita a aprendizagem, e os recursos audiovisuais são ferramentas didáticas que podem auxiliar o professor na execução de sua aula, tornando-a mais atrativa e dinâmica. A presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, na cidade de São José de Piranhas – PB, com alunos da 1ª série do Ensino Médio, turno noturno. A estratégia didático metodológica consistiu em uma intervenção didática por meio da exibição do documentário “Convivência com o semiárido: uma conquista” e posteriormente a aplicação de um questionário, com o intuito de verificar a eficácia dos recursos áudio visuais na construção do conhecimento voltado a convivência com o Semiárido. Os resultados demonstram que os discentes tiveram facilidade em assimilar o conteúdo com a utilização do vídeo, tendo em vista também que os conteúdos estavam relacionados diretamente ao cotidiano dos discentes. Foi possível verificar a eficácia da utilização do documentário por meio da utilização de recurso audiovisual como metodologia didática para o processo ensino/aprendizagem da temática volta para a convivência com o Semiárido.
Palavras-Chaves: Recursos audiovisuais. Semiárido. Ensino/Aprendizagem.