BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DISPONIBILIZADOS PARA DOCÊNCIA EM QUÍMICA ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.83Resumo
Atualmente estamos inseridos em uma sociedade globalizada, que passa por mudanças constantes e de forma acelerada. Diante dessa realidade de evolução tecnológica, as informações são processadas em questão de segundos e os recursos tecnológicos podem ser utilizados em todas as áreas do conhecimento assumindo um papel de auxiliador na construção do conhecimento. No contexto educacional são diversas ferramentas como as colaborativas, sistemas de busca, base de dados, objetos de aprendizagem, jogos educativos, redes sociais, dentre outras, algumas criadas já com o propósito de, ou adaptadas para, auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Dentre estas ferramentas, os Objetos Virtuais de Aprendizagem são recursos digitais importantes para processo de ensino aprendizagem, que podem ser reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Partindo deste pressuposto, esta pesquisa objetiva apresentar para docentes e discentes estes objetos disponibilizados no Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem que podem auxiliar no Ensino Superior de Química, especificamente no componente curricular Química Analítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem quantitativa e qualitativa, também adota procedimento metodológico de um estudo de caso, pois a pesquisa centrou-se numa particularidade específica. A coleta de dados foi realizada diretamente na página do banco de dados, sendo os resultados expostos em figuras e quadros e analisados de forma descritiva e exploratória. Percebe-se que estão disponíveis 33 objetos para Química Analítica, divididos em categorias conforme a organização do banco de dados, que são animações/simulações, áudios, experimentos práticos, hipertextos, imagens, mapas, softwares educativos e vídeos, que podem ser utilizados diretamente via internet ou serem salvos e usados em outra ocasião.
Palavras chave: Objetos Virtuais de Aprendizagem, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Química Analítica.