A INTERNET COMO FONTE DE ANÁLISE PARA O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Daniela Cristina Pereira Ramos, Risoneide Silva de Araújo, Resemere Olímpio de Santana

Resumo


Considerando a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (PIBID) vem adquirindo desde sua criação, com a finalidade de estimular á iniciação á docência, e contribuir com o desenvolvimento e melhoria do ensino na rede básica de educação, objetivamos nesta pesquisa destacar os processos e discursos que envolvem a formação inicial docente promovida pelo programa produzidos pelos bolsistas de iniciação a docência nas redes sociais. No entanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários semi estruturados aos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de História, Física, Química, Matemática, Biologia, Pedagogia, Letras, Geografia, cuja transcrição respeitou a escrita dos entrevistados, análise de materiais como imagens e relatos presentes nas páginas da internet PIBID Depressão, e Grupo Nacional do PIBID no Facebook. Além dessa metodologia analisou-se informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: documentos oficiais, como relatórios de gestão emitidos pela DEB/CAPES, editais e portarias adicionais a esses documentos, realizou-se pesquisas bibliográficas com relação à contribuição do PIBID para a formação inicial docente. Por meio dos resultados pôde-se perceber as variadas as formas de apropriações e representações do PIBID, pois através da análise comparativa dos dois materiais diferentes produzidos pelos mesmos entrevistados, assim pudemos localizar que os diversos discursos formulados pelos bolsistas com relação ao programa mudaram de acordo com o material produzido, nos questionários e entrevistas os discentes apontam apenas os pontos positivos do programa, em contrapartida nas redes sociais assumem uma postura crítica com relação ao programa muita vezes negativista assumindo discursos envoltos a formação docente como má remuneração, desprestigio social, até mesmo relatos de violência, apontando problemas com relação à estruturação do programa.

 

Palavras chave: Formação Inicial docente – PIBID- Redes Sociais


Texto completo:

63-72


DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_________________________________________________
Revista de Pesquisa Interdisciplinar
(ISSN 2526-3560)

Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Rua Sérgio Moreira de Figueiredo s/n - Casas Populares - Tel.: (83)3532-2000 - CEP 58900-000 - Cajazeiras-PB