A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PRÁXIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DODISCENTE

Autores

  • Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo
  • Jefferson Santos Fernandes
  • Kaiame Leite Araújo

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.120

Resumo

Apresentamos reflexões sobre a extensão universitária como importante mecanismo de aprendizagem na formação dodiscente, no Ensino Superior, por ocasião da formação inicial e, na Educação Básica, por ocasião da formação continuada docente, de professores de escolas do campo, no município de Aparecida, Sertão Paraibano. Enaltecemos como a universidade se faz presente e importante na ação de extensão e os resultados da interatividade para os educandos envolvidos, bolsista e voluntários, assim como com os professores da Educação Básica, especialmente por compreendermos as profundas transformações no ensino e, na educação brasileira somadas ao advento das tecnologias da informação e da comunicação. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, de campo e documental, com entrevista semiestruturada, questionários, caderneta de campo, levantamento fotográfico e gravação de eventos em áudio e vídeo. A compreensão da temática abordada envolve autores que refletem sobre extensão, a interdisciplinaridade, formação docente e a Educação do Campo. Além da introdução e considerações, este artigo apresenta dois subitens, referentes à apresentação do Projeto interdisciplinar na formação inicial e continuada do discente; e, a extensão universitária, a práxis e a Política da Educação do Campo.

 

Palavras-chave: Extensão Universitária – Formação Dodiscente - Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS