NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: APRENDENDO A APRENDER COM A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Rosa das Neves Pereira
  • Juliano de Sousa Bezerra
  • Gustavo de Alencar Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.100

Resumo

Este trabalho refere-se ao desenvolvimento de atividades pedagógicas na disciplina Estágio Supervisionado III, objetivou utilizar uma metodologia de inserção das Tecnologias Educacionais de Informação e Comunicação (TICs) a fim de possibilitar melhorias no desenvolvimento e aprendizagem de tópicos da Cinemática. Inicialmente investigamos a estrutura em informática da escola e aplicamos um questionário com os/as estudantes com questões sobre o objeto de estudo. No desenvolvimento dos conteúdos foi utilizado alguns dos recursos tecnológicos educacionais, tais como: vídeos, animações, simuladores, aulas em Flash, blog, slides e textos complementares. Além disso, criamos um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Blog), a fim de otimizar o tempo da aula, divulgar material extra e atividades extra-classe e propiciar interação virtual. Como resultados, percebemos que com o uso dos recursos de mídia os/as estudantes ficavam mais atentos aos processos que ocorriam na aula, participavam mais das discussões sobre os assuntos e compreenderam melhor os conteúdos, que os/as ajudaram na construção dos novos conhecimentos e desenvolvimentos de habilidades, como melhor interpretação dos modelos científicos. Também verificamos que a escola não possui estrutura que comporte as necessidades formativas objetivadas para implementação da utilização das TICs, como por exemplo a, internet, dificultando, dessa forma, as condições e recursos para o desenvolvimento da proposta de metodologia no Estágio. Outro ponto evidenciado no trabalho foi o tempo destinado pelos/as estudantes nas redes sociais (WhatsApp, Facebook e Instagran) e poucas horas dedicadas aos estudos, o que pode explicar o fato de alguns/as não visitarem frequentemente o Blog criado. Portanto, cientes de que o uso das TICs em sala de aula enfrenta problemas diante da realidade estrutural e organizacional da escola, compreendemos, assim, que não se podem haver mudanças apenas do/a professor/a, mas também na escola como um todo, no papel dos/as estudantes e dos/as gestores/as.

 

Palavras chaves: NTICs, Estágio Supervisionado, Ensino de Física.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS