GÊNERO E POLÍTICA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADES EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Maria Aline Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.92

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo acerca das desigualdades de gêneros, identidades e política de ensino em livros didáticos de língua inglesa. Tendo como objetivo fazer uma análise crítica, a partir das ilustrações presente neste recurso didático, propondo uma reflexão acerca das desigualdades de gêneros existente na imagem da mulher e do homem nos dias atuais, em que a mulher continua sendo apresentada de maneira monótona e estereotipada, mesmo tendo conquistado cada vez mais o seu espaço. A justificativa desta pesquisa é mostrar que o livro didático continua com uma visão antiga, mesmo sendo notório que hoje a mulher representa muito mais que a dona de um lar (cuidar da casa e da família), hoje em dia ela se tornou independente, ganhando respeito e atividades profissionais em várias áreas. Bem como mostrar a visão unificada que o livro apresenta sobre a família, seus direitos e deveres como modelo único de família numa sociedade, excluindo qualquer ideia de formação de família entre pessoas do mesmo sexo. Estes aspectos presentes no livro didático, o qual é um instrumento de educação podem provocar no estudante um senso crítico preconceituoso e estereotipado, é necessário que educadores criem projetos para mudar essa realidade e desenvolver ideias colaborativas para uma sociedade melhor, com menos preconceito, menos desigualdades. Uma sociedade onde seres humanos sejam mais respeitados, independentemente do gênero, sexo, cor ou raça, e que possam ser livres para fazerem suas escolhas sem precisar se preocupar com cobranças impostas por uma sociedade monótona, de visão fechada, fechada para seus próprios interesses.

 

Palavras-chave: Livro-didático, Desigualdade, Gênero.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS