AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Karla Roberta Dantas Alves
  • Josefa Laureana de Sousa Andrade

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.78

Resumo

Com base na leitura e discussão dos textos de autores como: Antunes (2007), Borges e Fontoura (2010), Matsuoka (2013), Nogueira (2010), Nóvoa (1996), Szymanski (2004), que nos favoreceram uma reflexão acerca da relação escola, família e sociedade na perspectiva de pautar essas relações como norteadora da construção da autonomia enquanto formação escolar e caminho percorrido até as universidades. Na visão da família, como a primeira instituição social, na qual a criança está inserida, é perceptível que os alunos que tem um maior acompanhamento familiar demonstram um avanço no desempenho escolar e, por conseguinte, o ingresso e permanência nas universidades, o que contribui para uma formação acadêmica com maior êxito. Outro fator de destaque é a relação professor – aluno, em que a influência do educador tende a refletir de forma positiva ou negativa no crescimento educacional do aluno, enquanto ser em formação. Com a mudança dos tempos, veio à expansão das instituições de ensino superior, o que facilitou o ingresso de alunos de famílias menos favorecidas economicamente, oportunizando o acesso aos diversos cursos que há tempos atrás não eram possíveis, devido às dificuldades econômicas, de locomoção e permanência longe das famílias. Apesar de todos os empecilhos, é evidente a preocupação de muitas famílias com a escolarização dos filhos e, consequentemente, o seu sucesso escolar, pois nos dias atuais é visível a crise de identidade nas diversas áreas de profissionalização, em que o mercado de trabalho tornou-se, apenas, um campo de competitividade e a escola é considerada como fonte de integração e regeneração do homem na sociedade. Dessa forma, vimos a grande importância da relação escola, família e sociedade como propulsora da relação ensino-aprendizagem escolar.

 

Palavras chave: Relação escola-família-sociedade; Afetividade; Desempenho escolar.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS