AFETIVIDADE SOB O OLHAR DA TEORIA WALLONIANA: EXPERIÊNCIA COM A PESQUISA EPISTOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Maria Thais de Oliveira Batista
  • Zildene Francisca Pereira

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.76

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo indagar o que estudantes de Pedagogia compreendem acerca do conceito de afetividade a partir do relato de experiências educativas agradáveis e desagradáveis vivenciadas ao longo da trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia, bem como na formação básica como um todo. Participaram da pesquisa quatro (4) estudantes do Curso de Pedagogia, sendo que o local selecionado para a realização foi a Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB. A coleta dos dados foi realizada a partir da entrega de uma carta as estudantes, como forma de compreender o conceito destas acerca da afetividade a partir do relato de experiências educativas agradáveis e desagradáveis vivenciadas ao longo da trajetória acadêmica. Uma das participantes nos trouxe algumas experiências afetivas positivas para o seu desenvolvimento enquanto sujeito, e outras nos trouxeram vivências que as afetaram de forma negativa, ao ponto que em uma delas, deixaram até ‘traumas’ mediante algumas situações específicas ocorridas na sala de aula. Em relação à afetividade, vemos que esta é compreendida, como uma forma de afetar e ser afetado por sensações agradáveis e desagradáveis em meio as nossas vivências, porém, ela também foi compreendida, apenas, como uma forma que temos de afetar e de sermos afetados positivamente, sem levar em conta que ela perpassa uma discussão bem mais ampla, do que o senso comum compreende ser. Portanto, na medida em que os professores em formação, bem como os profissionais que já atuam no âmbito educacional, compreendem o desenvolvimento humano de forma não fragmentada, estes passam a enxergar a possibilidade de desenvolvimento integral do sujeito.

 

Palavras-chave: Afetividade, Teoria Walloniana, Formação de Professores.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS