A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DIFERENCIADO DENTRO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Amanda Alves de Lima, Rachel Rawennia Coelho Lima, Rosinângela Cavalcanti da Silva

Resumo


Em virtude da indispensabilidade de mudanças no processo de ensino aprendizagem de Matemática, serão abordados quesitos sobre o tema, com o intuito que haja uma mudança na metodologia de ensino dos professores de Matemática. Deste modo, o ponto primordial deste trabalho será discutir sobre as práticas no ensino de Matemática, mostrando a importância de uma abordagem contextualizada, dinâmica e inovadora dos conteúdos, cabendo aos docentes repensar seu planejamento, tornando-o diferenciado. Para isso, o professor terá que dispor, também, de recursos didáticos, e identificar o âmbito em que o discente e a escola se inserem. Dessa maneira, proporcionará um melhor desenvolvimento do educando. Para a realização desse estudo foi elaborado um questionário e aplicado a discentes do Curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição, que já tiveram experiência, vivendo de perto essa realidade, no contexto escolar, e que cursaram ou estão cursando a disciplina de Prática de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Foram levantadas questões acerca da importância das ferramentas e atividades diferenciadas que podem ser utilizadas nas aulas de Matemática, visando que, aulas bem planejadas, com recursos adequados, facilitam a aprendizagem dos educandos. Constatamos que, em sua totalidade, os discentes que participaram da pesquisa, reconhecem quão importantes são o uso e a exploração desses recursos em sala de aula.A partir dos resultados obtidos dos questionários e do embasamento teórico acerca do tema em discussão, poderá ser evidenciada a relevância dos métodos diferenciados para o ensino inovador na disciplina de Matemática, dando-lhe mais característica e singularidade, aspectos próprios dessa disciplina. Em consonância com este pensamento, estão as discussões na disciplina da grade curricular do curso de Matemática, Prática de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental, cuja é a base para uma formação aperfeiçoada dos discentes no quesito de atuação profissional.

 

Palavras Chaves: Ensino Diferenciado. Planejamento. Educando. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_________________________________________________
Revista de Pesquisa Interdisciplinar
(ISSN 2526-3560)

Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Rua Sérgio Moreira de Figueiredo s/n - Casas Populares - Tel.: (83)3532-2000 - CEP 58900-000 - Cajazeiras-PB