A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DIFERENCIADO DENTRO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Alves de Lima
  • Rachel Rawennia Coelho Lima
  • Rosinângela Cavalcanti da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.122

Resumo

Em virtude da indispensabilidade de mudanças no processo de ensino aprendizagem de Matemática, serão abordados quesitos sobre o tema, com o intuito que haja uma mudança na metodologia de ensino dos professores de Matemática. Deste modo, o ponto primordial deste trabalho será discutir sobre as práticas no ensino de Matemática, mostrando a importância de uma abordagem contextualizada, dinâmica e inovadora dos conteúdos, cabendo aos docentes repensar seu planejamento, tornando-o diferenciado. Para isso, o professor terá que dispor, também, de recursos didáticos, e identificar o âmbito em que o discente e a escola se inserem. Dessa maneira, proporcionará um melhor desenvolvimento do educando. Para a realização desse estudo foi elaborado um questionário e aplicado a discentes do Curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição, que já tiveram experiência, vivendo de perto essa realidade, no contexto escolar, e que cursaram ou estão cursando a disciplina de Prática de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Foram levantadas questões acerca da importância das ferramentas e atividades diferenciadas que podem ser utilizadas nas aulas de Matemática, visando que, aulas bem planejadas, com recursos adequados, facilitam a aprendizagem dos educandos. Constatamos que, em sua totalidade, os discentes que participaram da pesquisa, reconhecem quão importantes são o uso e a exploração desses recursos em sala de aula.A partir dos resultados obtidos dos questionários e do embasamento teórico acerca do tema em discussão, poderá ser evidenciada a relevância dos métodos diferenciados para o ensino inovador na disciplina de Matemática, dando-lhe mais característica e singularidade, aspectos próprios dessa disciplina. Em consonância com este pensamento, estão as discussões na disciplina da grade curricular do curso de Matemática, Prática de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental, cuja é a base para uma formação aperfeiçoada dos discentes no quesito de atuação profissional.

 

Palavras Chaves: Ensino Diferenciado. Planejamento. Educando. 

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS