Sobre a Revista
A Revista Linguagens & Letramentos é um periódico eletrônico que visa ao intercâmbio de conhecimentos entre docentes e pesquisadores das ciências humanas, no intuito de divulgar os estudos da linguagem. Para fins bibliográficos, adota-se a sigla L&L. Publicada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está vinculada ao Mestrado Profissional em Letras, do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras, tendo seu primeiro número publicado em 2016. Acolhe artigos de doutores, mestres, ou ainda, de pós-graduandos stricto sensu que estejam concluindo pesquisa sob a orientação de um Doutor. Conta com um Conselho Editorial formado por especialistas das áreas da Linguística e das Literaturas brasileira e estrangeira.
Notícias
Chamada para Dossiê:
Volume 9 Publicado
Edição Atual

Dossiê: LITERATURA E ENSINO: DIVERSIDADE CULTURAL, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DO LEITOR
Organizadores:
Profa. Dra. Maria Suely da Costa (PROFLETRAS/UEPB)
Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (PROFLETRAS/UFRN)
O presente Dossiê emerge da necessidade de se aprofundar as discussões sobre literatura e ensino, tendo como horizonte de pesquisa o papel formador e transformador da literatura no ambiente educacional. Como seu título sugere, os textos aqui reunidos em torno dessa problemática refletem a atmosfera cultural brasileira, marcada pela riqueza da diversidade, campo de atuação fértil para a literatura, no modo de sua apreensão do mundo e de sua pertinência na formação do leitor crítico e reflexivo. Com o intuito de fomentar a discussão, face aos desafios prementes em sala de aula, esta Coletânea integraliza diversas práticas pedagógicas com o uso do texto literário, promovendo, no conjunto das estratégias metodológicas especificadas por seus articulistas, subsidiar professores na construção e no aperfeiçoamento de suas práticas em sala de aula, com vistas à formação do leitor literário. Assim, este Dossiê funciona como um exercício catalisador de reflexão crítica e analítica, sobretudo propositiva, de partilha de experiências diversas, reverberando na articulação da diversidade cultural brasileira, no letramento e na formação do leitor. Trata-se de textos de pesquisadores com interesses comuns sobre o estudo da literatura no ensino básico e/ou no contexto da sala de aula, cuja discussão incide sobre aspectos da diversidade cultural brasileira, através de propostas pedagógicas que abordam a literatura infanto-juvenil, afro-brasileira, indígena, com vistas à promoção de uma educação mais inclusiva e ao papel que essa literatura tem na vida social dos sujeitos em formação.
Artigos Científicos
Acesse aqui:
:: Endereço para Contato ::
:: Edição Atual ::
Linguagens & Letramentos (ISSN 2448-4520) está indexada em: