A FORMAÇÃO DO LEITOR DE LITERATURA: LEITURA CRÍTICA E FRUIÇÃO ESTÉTICA NA SALA DE AULA

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre o problema da formação do leitor de literatura. Do nosso ponto de vista, a construção de qualquer proposta interventiva de ensino deve ser antecedida, de forma imediata ou não, da definição de pressupostos e de escolhas teórico-metodológicas sem as quais as práticas pedagógicas carecem de sentido e senso de orientação. Para tanto, expomos aqui, como ponto de partida, nossa posição acerca de dois dos Paradigmas do Ensino de Literatura, apresentados e examinados por Cosson (2021), e nossa tentativa de conciliar aspectos do Paradigma Analítico-Textual e do Paradigma da Formação do Leitor. Em seguida, revisamos autores que realizaram reflexões afins e nos posicionamos sobre aspectos de suas sugestões pedagógicas. Chamamos a esta proposta de integrativa, pois envolve primordialmente os polos do aluno e do texto. Em linhas gerais, nossa atenção, aqui, se detém no ensino e na leitura do texto literário na sala de aula como ponto de partida para a formação do leitor de literatura movido pelo gosto e pelo hábito. Essas atividades pressupõem o seguinte percurso: leitura, fruição, análise/interpretação, fruição. É nesse percurso que, a nosso ver, o aluno pode tornar-se um leitor autônomo de literatura. Este trabalho não é uma proposta de intervenção, mas uma discussão que se insere no debate atual sobre o ensino de literatura e a leitura crítica e estética do texto literário. Apoia-se, teoricamente, nos seguintes autores: Bordini & Aguiar (1988), Paulo Freire (2001), Candido (2002), Dalvi; Rezende; Jover-Faleiros (2013), Cosson (2021) e Durão & Cechinel (2022).

Biografia do Autor

  • Elri Bandeira de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Licenciado em História e em Letras (UFPB) e Doutor em Literatura Brasileira pelo PPGL (UFPB), é professor associado da UFCG. É autor/organizador de diversos livros, entre os quais Fogo Morto: uma tragédia em três atos; Engenhos e Personagens da Mega-Narrativa de Lins do Rego; Artigos sobre mito, literatura e ensino; Exercícios em Verso e Prosa (poemas); Heróis e anti-heróis do sertão de Lins do Rego; Para além dos Centenários: história, memória e representações culturais em Pombal (PB); Cinema, Música e Literatura: reflexões sobre arte contemporânea; A Casa, o Sítio, a Cidade: Pombal – Crônica – Memória. É autor, ainda, de artigos publicados em anais de eventos e em revistas acadêmicas de sua área de atuação. Lider do Grupo de Estudos Doxa, cadastrado na Plataforma Lattes/ CNPq. 
    E-mail para contato: ebs.letras@gmail.com

  • Elionaldo Rofino de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Possui graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). É pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), bem como em Arte e Educação e em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Atualmente, é mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Campina Grande Polo Cajazeiras-PB (Turma 11/2025). Atua como professor efetivo da rede pública municipal de Barro-CE. Desenvolve pesquisas voltadas ao teatro popular nordestino, com ênfase nas interfaces entre linguagem literária e cultura popular, além de manter interesse em estudos sobre a estrutura do verso.

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Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos