LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNAS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Autores

Resumo

Este artigo apresenta a análise de práticas de letramento de acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal do Paraná, com o objetivo de relacionar suas experiências de letramento ao longo da vida às práticas de letramento acadêmico em que estavam inseridas no momento da pesquisa. A coleta de dados se deu por meio de narrativas de letramento, considerando diferentes esferas em que tais práticas se constituíram. O referencial teórico baseia-se nos Novos Estudos do Letramento (Street, 2014) e nas teorias sobre letramento acadêmico (Street, 2010). Os resultados revelaram que, apesar de desafiadoras, as práticas de letramento acadêmico foram sendo superadas ao longo da formação, indicando que o envolvimento em tais práticas favorece o domínio dos gêneros acadêmicos.

Biografia do Autor

  • Josiane Junia Facundo de Almeida, Instituto Federal do Paraná- IFPR

    Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Paraná- IFPR. Doutora em Estudos da Linguagem (UEL)

  • Lidiane de Carvalho Alves, Instituto Federal do Paraná- IFPR

    Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Paraná- IFPR. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (PPGL-UNIOESTE)

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos