PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA LINGUÍSTICA: REFLEXÕES LEXICAIS SOBRE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA E INDÍGENA

Autores

Resumo

A história, a língua e a cultura da população negra e indígena influenciaram de maneira significativa a língua portuguesa falada e escrita no Brasil. Contudo, o preconceito e a intolerância observada, por algumas palavras de origem africana e indígena no contexto social e educacional, pelo processo histórico ou desconhecimento do léxico, ainda é um desafio a ser superado. Este estudo tem por objetivo refletir como a inserção da história, da cultura e do léxico de palavras de origem africana e indígena no processo de ensino-aprendizagem pode desmistificar o preconceito e intolerância na fala e na escrita de algumas dessas palavras. Assim, o presente trabalho apoia-se nos pressupostos da lei 11.645/08, que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no ambiente educacional e na visão decolonial no ensino da língua portuguesa, adotando um olhar crítico, fundamentado em autores como Quijano (2005), que desenvolveu o conceito de colonialidade do poder. Esse estudo apresenta uma reflexão sobre estudos teóricos, planejamento e execução de oficinas pedagógicas contextualizadas com a cultura de algumas palavras de origem africana e indígena e análise dos resultados positivos alcançados. Para tanto, esse estudo também foi fundamentado em Bagno (2007), Leite (2012), Nascimento (2019) e Lisbôa (2022), que apresentaram preocupação relevante sobre o tema proposto.

Biografia do Autor

  • Queite Diniz dos Santos da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestra em Língua Portuguesa pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2022) na área de Linguagens e Letramento; e com Linha de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Práticas Sociais. Especialista em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - FAMEESP (2021); e também, em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO (2010). Ademais, Graduada em Letras/Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO (2002). Atualmente, é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, atuando em língua portuguesa no Ensino Regular. E também, professora efetiva da Prefeitura Municipal de Paulista, no Ensino Fundamental. Logo, desenvolve problematizações no tocante à leitura, escrita e reflexão das relações étnico-raciais por meio de projetos, apresentações orais e publicações científicas.

  • Roseane Batista Feitosa Nicolau, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Professora Associada IV da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. Pós-doutorado em Educação (UMinho/Portugal). Doutora em Linguística (UFPB. Professora do Programa de Metrado Profissional em Letras (PROFLETRAS ) e do Departamento de Letras do Campus IV.-UFPB. Participa do Projeto Para a História do Português do Brasil (PHPB), como pesquisadora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tradição discursiva, gramática e variação, gêneros textuais e ensino da escrita.

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Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos