PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA LINGUÍSTICA: REFLEXÕES LEXICAIS SOBRE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA E INDÍGENA
Resumo
A história, a língua e a cultura da população negra e indígena influenciaram de maneira significativa a língua portuguesa falada e escrita no Brasil. Contudo, o preconceito e a intolerância observada, por algumas palavras de origem africana e indígena no contexto social e educacional, pelo processo histórico ou desconhecimento do léxico, ainda é um desafio a ser superado. Este estudo tem por objetivo refletir como a inserção da história, da cultura e do léxico de palavras de origem africana e indígena no processo de ensino-aprendizagem pode desmistificar o preconceito e intolerância na fala e na escrita de algumas dessas palavras. Assim, o presente trabalho apoia-se nos pressupostos da lei 11.645/08, que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no ambiente educacional e na visão decolonial no ensino da língua portuguesa, adotando um olhar crítico, fundamentado em autores como Quijano (2005), que desenvolveu o conceito de colonialidade do poder. Esse estudo apresenta uma reflexão sobre estudos teóricos, planejamento e execução de oficinas pedagógicas contextualizadas com a cultura de algumas palavras de origem africana e indígena e análise dos resultados positivos alcançados. Para tanto, esse estudo também foi fundamentado em Bagno (2007), Leite (2012), Nascimento (2019) e Lisbôa (2022), que apresentaram preocupação relevante sobre o tema proposto.
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