CULTURA QUILOMBOLA E LITERATURA ORAL: REFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO INFANTIL
Resumo
Este artigo é parte de um estudo que teve como objetivo analisar as referências culturais da literatura oral de uma comunidade quilombola como práticas de letramento para a formação do leitor literário no contexto escolar. Reconhecendo literatura oral como expressão das manifestações da tradição cultural que deve fazer parte do currículo escolar, essa investigação direciona um olhar para o ensino da leitura literária das crianças, tendo como mote a literatura local da comunidade. Como metodologia, utilizamos a pesquisa de campo com abordagem qualitativa (Minayo, 2013), a partir dos dados coletados durante a realização de projetos de leitura na escola. As discussões tiveram como base teórica os documentos oficiais, PCNs (1998), BNCC (2018) e autores que versam sobre letramento literário e a formação leitora na escola, dentre eles, Zilberman (2012), Colomer (2007), Lajolo (2002) entre outros. As análises revelaram que, embora as práticas de literatura oral na comunidade sejam bastante evidentes, no contexto escolar elas ainda não ganharam relevância significativa no desenvolvimento da leitura das crianças quilombolas.
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