Chamada para Dossiê:
LITERATURA E ENSINO: DIVERSIDADE CULTURAL, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DO LEITOR
Organizadores:
Profa. Dra. Maria Suely da Costa (PROFLETRAS/UEPB)
Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (PROFLETRAS/UFRN)
Conhecido é o debate promovido por escritores brasileiros da estirpe de Darcy Ribeiro, Renato Ortiz e Alfredo Bosi sobre a cultura brasileira, no reconhecimento de sua natureza plural e multifacetada. A esse respeito, Alfredo Bosi (1987), por exemplo, acerca da complexidade e das particularidades da identidade nacional brasileira, colocou sob suspeita quem a quisesse unitária e definida por uma qualidade mestra, ao defendê-la que o passo decisivo seria admiti-la em seu caráter plural como “efeito de sentido”, decorrente de um longo processo de interações diversas ocorridas no tempo e no espaço. O reconhecimento dessa diversidade parece ser ainda de fundamental importância para a implementação de políticas públicas e de projetos educacionais que redirecionem práticas raciais e discriminatórias que legitimam a desigualdade e a exclusão de afro-brasileiros, indígenas e outras identidades étnicas no país. Ao lançar o olhar sobre o papel social da literatura, Lourival Holanda (2024), em seu canal no Youtube, defende que, no uso da palavra, cabe ao escritor, “propor uma reorganização do mundo social, o que o poder não tolera”, incorrendo na ação política da literatura, “aquela que propõe permanentemente outra forma de ver” o mundo. A partir desse pressuposto, ao tomar a literatura - esse continente da sensibilidade, da polifonia, da profusão de sentidos - enquanto um instrumento capaz de contribuir e promover o letramento e o entendimento crítico da cultura brasileira como espaço multicultural, este dossiê propõe reunir articulistas pesquisadores dedicados ao estudo da literatura no ensino básico e/ou no contexto da sala de aula, cuja discussão incida sobre aspectos da diversidade cultural brasileira, com interesse voltado para propostas pedagógicas que abordem a literatura afro-brasileira, indígena e cigana, com vistas à promoção de uma educação mais inclusiva e ao papel que essa literatura tem na vida social e individual do sujeito leitor.
Referências
BOSI, Alfredo (org.). Plural, mas não caótico. In: BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1987.
HOLANDA, Lourival. “A Política na/da literatura”. In: Conexão Literária - EP 3. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NjnZHwL8-gA.
Submissões até 30 de maio de 2025.