“FAZ O C DE CADEIA”: A MEMÓRIA DISCURSIVA NA CHARGE DE GILMAR A RESPEITO DA CAMPANHA DE PABLO MARÇAL À PREFEITURA DE SÃO PAULO

Autores

Resumo

Em 2024, como resposta ao laudo falso publicado por Pablo Marçal, então candidato a prefeito de São Paulo, o cartunista Gilmar publicou, no Instagram, a charge “Faz o C de cadeia”, retratando a possível derrota e eventual prisão de Marçal. Tendo isso em vista, pergunta-se: como essa charge retoma e (re)instaura discursos construídos ao longo da campanha de Marçal? Para responder a essa indagação, objetiva-se investigar os sentidos manifestados pela charge, acionando as noções de condições de produção e memória discursiva da Análise do Discurso materialista (Pêcheux, 1995; Orlandi, 2013; Indursky, 2011). A partir da posição assumida pelo autor da charge, ocorre o acionamento de uma memória discursiva, entendida como resultado dos processos de paráfrase e de polissemia.

Biografia do Autor

  • Luan Vítor Ferreira de Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Licenciatura em Letras Língua Inglesa, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisas na área de concentração Linguística e Práticas Sociais. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa, Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI).

  • Davi Jefferson Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com bolsa CNPq. Mestre em Linguística (PROLING/UFPB), com bolsa CAPES/PROEX. Graduado em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa (2022), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisa na área de concentração Linguística e Práticas Sociais. Atualmente, é participante do Grupo de Estudos Semiótica, Discurso e Ensino (SEDE) e do Grupo de Estudos Semiótica e Resistência (SERES).

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos