A CONSTRUÇÃO DO OLHAR NARRATIVO: PERCURSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NOS CONTOS “OLHOS D’ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO E “OLHOS NOS OLHOS” DE MIA COUTO
Resumo
Partindo dos pressupostos teóricos de Cosson (2021) e Paulino e Cosson (2009), que denominam o letramento literário como instrumento de formação literária, e de Coelho (2000), ao dizer que o narrador “produz a dinâmica narrativa” (Coelho, 2000, p. 67), nosso trabalho tem como objetivo correlacionar dois contos – “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, e “Olhos nos olhos”, de Mia Couto - para o 9º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de promover o letramento literário e ampliar o repertório cultural necessários para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes. Acreditamos que a proposta aqui construída é possibilitar aos alunos uma leitura da perspectiva do narrador e como o “olhar” dos personagens funciona como um instrumento que conduz a narrativa e constrói as personagens como agentes de suas próprias ações. Para tanto, adotamos a leitura protocolada de Coscarelli (1996) e o conceito que Colomer (2007) aponta em ler coletivamente como forma de compartilhar a leitura e refletir sobre as diferentes percepções que os contos podem proporcionar. Ancorados na perspectiva de uma leitura que valoriza a personagem feminina como protagonista de sua própria história, observamos em Adichie (2015) a importância de ampliar os debates sobre o feminismo, destacando a autonomia e a voz das mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguagens & Letramentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados torna-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.