A CONSTRUÇÃO DO OLHAR NARRATIVO: PERCURSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NOS CONTOS “OLHOS D’ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO E “OLHOS NOS OLHOS” DE MIA COUTO

Autores

Resumo

Partindo dos pressupostos teóricos de Cosson (2021) e Paulino e Cosson (2009), que denominam o letramento literário como instrumento de formação literária, e de Coelho (2000), ao dizer que o narrador “produz a dinâmica narrativa” (Coelho, 2000, p. 67), nosso trabalho tem como objetivo correlacionar dois contos – “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, e “Olhos nos olhos”, de Mia Couto - para o 9º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de promover o letramento literário e ampliar o repertório cultural necessários para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes. Acreditamos que a proposta aqui construída é possibilitar aos alunos uma leitura da perspectiva do narrador e como o “olhar” dos personagens funciona como um instrumento que conduz a narrativa e constrói as personagens como agentes de suas próprias ações. Para tanto, adotamos a leitura protocolada de Coscarelli (1996) e o conceito que Colomer (2007) aponta em ler coletivamente como forma de compartilhar a leitura e refletir sobre as diferentes percepções que os contos podem proporcionar. Ancorados na perspectiva de uma leitura que valoriza a personagem feminina como protagonista de sua própria história, observamos em Adichie (2015) a importância de ampliar os debates sobre o feminismo, destacando a autonomia e a voz das mulheres.

Biografia do Autor

  • Nívea de Fátima Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

    É graduada em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos, com licenciatura plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas. Atua desde 2006 na rede pública de ensino, tanto estadual quanto municipal, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Desde 2014, é professora efetiva da Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora. Atualmente, está lotada em uma escola de tempo integral no ensino fundamental II. Também leciona em uma escola de tempo integral da rede estadual de Minas Gerais. Seus interesses de pesquisa e atuação incluem educação, letramento literário, letramento racial, projetos de leitura, literatura, ensino de Língua Portuguesa e produção de texto.

  • Patrícia Pedrosa Botelho, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

    Pós-doutora em Estudos Literários pela UFJF (2015), Doutora em Literatura Comparada pela UFF (2013), Mestre em Estudos de Literatura pela PUC-Rio (2008) e Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela UFV (2006). Atua como docente de Língua Portuguesa/Literaturas e Língua Inglesa no IF Sudeste MG desde 2010, e como professora permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFJF desde 2017. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos acadêmicos nas áreas de letramento literário, ensino de Língua Portuguesa e Literatura, e práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Médio.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos