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Dossiê: TEXTO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS E AS PRÁTICAS DIDÁTICAS
v. 9 n. 1 (2024)Os estudos sobre Texto, Discurso e Ensino de Língua Portuguesa, de modo bem especial, a partir do fim do século XX, no Brasil, ganharam destaque, seja do ponto de vista teórico, metodológico e epistemológico, versando sobre diversas questões e, em especial, sobre práticas no contexto da sala de aula. Tais pesquisas, ao nosso ver, foram primordiais para o surgimento dos Programas Profissionais de Formação Docente, em especial o Mestrado Profissional em Letras que, ampliando as discussões teóricas e metodológicas, buscam refletir criticamente e ampliar as práticas docentes dos(as) professores(as) de língua portuguesa no contexto da Educação Básica, visando às melhorias e às (re)significações necessárias no campo da educação linguística e literária na escola. Nesse contexto de repensar a prática do(a) docente de língua materna na sala de aula e para além dela, neste número temático da Revista Linguagens e Letramentos, buscamos unir investigações que ampliem o debate em território nacional no sentido de (re)significar a prática do professor de língua materna, num cenário diferente, em especial à luz dos documentos oficiais atuais (BNCC, propostas curriculares estaduais e municipais etc.). Para tanto, neste Dossiê, constam artigos que se fundamentam no texto na sala de aula de Língua Portuguesa (LP), na Linguística Textual (LT), na Análise Dialógica do Discurso (ADD), na Semiolinguística, na Linguística Aplicada (LA), na Semiótica, na Análise de Discurso Crítica (ADC), da Crítica e da Teoria Literária, nos Letramentos, entre outras vertentes teóricas, metodológicas e epistemológicas que contribuem para a formação do professor de língua portuguesa, seja de forma inicial e/ou continuada.
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Dossiê: O CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E O ENSINO DE GRAMÁTICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
v. 7 n. 1 (2022)Este Dossiê trata de um assunto importante para os professores de Língua Portuguesa e para a construção do currículo desta disciplina, tão fundamental na formação de nossos estudantes: O currículo de Língua Portuguesa e o ensino de Gramática em aulas de nossa língua materna.
Como Professores/ Professoras, vimos acompanhando essa discussão ao longo das últimas décadas, sem, na verdade, esgotar o tema, tampouco, talvez, apontar caminhos efetivos para um fazer pedagógico que leve os estudantes ao aprendizado pleno da língua portuguesa nos diferentes anos de escolaridade da escola básica. Além disso, vimos passando por algumas “grandes mudanças” no ensino (Ou, pelo menos, tentativas de mudanças), a saber: a inserção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que trazem os princípios da linguística textual com o caminho possível de sustentação teórica para o fazer na sala de aula; mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), que não se opõe aos avanços dos PCN, mas amplia conceitos fundamentais, por exemplo, como a questão do gênero e as tecnologias digitais de comunicação e informação. O movimento, hoje, nas escolas básicas, é de reestruturação dos Curricula, considerando esse importante documento. A par desses dois textos, vimos crescer em importância as avaliações de larga escala que avaliam o desempenho dos estudantes dos diferentes anos de escolaridade em diferentes habilidades, inclusive com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que amplia a perspectiva de habilidades dos exames, tais como ANA, SAEB, Prova Brasil. Por fim, por estarmos falando de mudanças, de currículo, não podemos deixar de mencionar as Mudanças Ortográficas, ora vigente, nos países de Língua Portuguesa. Qual a função do Professor/ a neste contexto? O que devemos pretender com o ensino dos/das estudantes na escola básica? O que devemos ensinar?