Edições anteriores
-
Dossiê: O CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E O ENSINO DE GRAMÁTICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
v. 7 n. 1 (2022)Este Dossiê trata de um assunto importante para os professores de Língua Portuguesa e para a construção do currículo desta disciplina, tão fundamental na formação de nossos estudantes: O currículo de Língua Portuguesa e o ensino de Gramática em aulas de nossa língua materna.
Como Professores/ Professoras, vimos acompanhando essa discussão ao longo das últimas décadas, sem, na verdade, esgotar o tema, tampouco, talvez, apontar caminhos efetivos para um fazer pedagógico que leve os estudantes ao aprendizado pleno da língua portuguesa nos diferentes anos de escolaridade da escola básica. Além disso, vimos passando por algumas “grandes mudanças” no ensino (Ou, pelo menos, tentativas de mudanças), a saber: a inserção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que trazem os princípios da linguística textual com o caminho possível de sustentação teórica para o fazer na sala de aula; mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), que não se opõe aos avanços dos PCN, mas amplia conceitos fundamentais, por exemplo, como a questão do gênero e as tecnologias digitais de comunicação e informação. O movimento, hoje, nas escolas básicas, é de reestruturação dos Curricula, considerando esse importante documento. A par desses dois textos, vimos crescer em importância as avaliações de larga escala que avaliam o desempenho dos estudantes dos diferentes anos de escolaridade em diferentes habilidades, inclusive com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que amplia a perspectiva de habilidades dos exames, tais como ANA, SAEB, Prova Brasil. Por fim, por estarmos falando de mudanças, de currículo, não podemos deixar de mencionar as Mudanças Ortográficas, ora vigente, nos países de Língua Portuguesa. Qual a função do Professor/ a neste contexto? O que devemos pretender com o ensino dos/das estudantes na escola básica? O que devemos ensinar?