Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores estão convidados a fazer uma submissão a esta revista. Para tanto, é importante acessar a seção Sobre a Revista, ler e conhecer as políticas de seção, bem como as Diretrizes para Autores.  

Todas as submissões serão avaliadas por um editor para determinar se atendem aos objetivos e escopo desta revista. Aqueles considerados adequados serão enviados para avaliação por pares antes de determinar se serão aceitos ou rejeitados.

Antes de fazer uma submissão, os autores devem se cadastrar no sistema e seguir os passos da submissão de um artigo. Se já for cadastrado, é só acessar o sistema e iniciar o processo de  submissão.

Os autores são responsáveis por obter permissão para publicar qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores.

Para pesquisas com sujeitos sociais, o parecer de  aprovação por um comitê de ética apropriado deve estar anexado de acordo com os requisitos legais do país do estudo.

O editor pode rejeitar uma submissão se ela não atender aos padrões mínimos de qualidade. Antes de submeter, certifique-se de que o desenho do estudo e o argumento da pesquisa estejam estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar o artigo. Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

Para uma melhor visibilidade dos escritos publicados na revista, solicitamos aos autores que regularizem o registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/), identificador digital para o autor.

Logo depois de realizado o registro, o autor deve atualizar seu perfil na plataforma da Revista, usando seu login e senha.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos encaminhados à Revista Linguagens & Letramentos (L&L) devem apresentar conteúdo original (não tenha sido publicado nem em livros e nem em periódicos) e texto normatizado, conforme Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como segue:

1    ASSOCIAÇÃO   BRASILEIRA   DE    NORMAS   TÉCNICAS.   NBR   6022:

Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação

e Documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação

e Documentação – Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO     BRASILEIRA    DE     NORMAS     TÉCNICAS. NBR    10520:

Informação e Documentação – Citações em documento - Apresentação. Rio de Janeiro, 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação

e Documentação – Numeração Progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2015.

Os originais devem ser submetidos eletronicamente através do sistema OJS após o cadastro do usuário como AUTOR.

Os dados de identificação dos autores deverão ser submetidos diretamente ao sistema OJS. Para qualquer uma das seções da revista, os autores devem apresentar resumo e título em português e noutra língua (inglês, francês ou espanhol), acompanhados das respectivas palavras-chave (3 a 5 palavras).

Os artigos deverão ser submetidos em DOC, RTF e OpenOffice.

Especificações da digitação:

Fonte Time New Roman tamanho 12 (nas citações usar 11) Página tamanho A4 (21cm X 29,7cm)

Espaço duplo (espaço simples nas citações) Margem superior e lateral esquerda de 3 cm Margem inferior e lateral direita de 2,5 cm

Páginas não numeradas: mínima, 10; máxima, 25. Recuo indicador de parágrafo de 1,25 cm

2 ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DO RESUMO

  • Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. O RESUMO e o TÍTULO devem vir em português e em uma língua estrangeira, preferencialmente inglesa, francesa ou espanhola.
  • Coloque o título do resumo em negrito e em CAIXA ALTA. Logo abaixo, deixe o espaço para colocar seu nome completo (com sobrenome em caixa alta), a Instituição a que pertence abaixo do seu nome e o e-mail abaixo do nome da instituição (essas informações somente serão colocadas somente no envio final depois das avaliações). Pode incluir outras informações em nota de rodapé, se preferir.
  • O resumo deve ter no máximo 800 caracteres (contados os espaços).
  • Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações, tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos. Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.

3 DEMAIS ORIENTAÇÕES

 1 Notas de seções

 Os Relatos de pesquisa, Comunicações de Trabalho/Pesquisa em andamento devem seguir as mesmas exigências para o Artigo científico (estrutura e extensão).

As entrevistas seguem a estrutura que tradicionalmente as caracteriza e devem manter- se num limite entre 3 e 25 páginas.

As Resenhas devem ser de obras publicadas nos dois últimos anos e devem apresentar como título a referência bibliográfica da obra resenhada, constando também o número de páginas. Todo o texto deve estar numa extensão entre 3 e 5 páginas.

Na seção “Ensaio” dispensam-se os resumos (embora possam constar), mantendo-se as demais exigências que não estão nas exceções (entrevista e resenhas).

2 Os autores NÃO devem ser identificados no texto.

 As NOTAS DE RODAPÉ OU NOTAS NO FINAL DO TEXTO DEVEM SER

EVITADAS. Somente na primeira página, recomendam-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do texto.

3 Normas de homogeneidade:

  • Palavras estrangeiras - só itálico sem aspas;
  • Palavras brasileiras usadas em sentido figurado - itálico com aspas;
  • Números ordinais até nove - só por extenso; números ordinais de 10 em diante - só o algarismo;
  • Abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida de hífen e a abreviatura/sigla. A partir de então, só a abreviatura/sigla;
  • Uso de letras maiúsculas ou minúsculas - uniformizar, pelo menos, a cada artigo;
  • Uso de grifo - não se grifa espaços;
  • Apresentação de citações literais – a citação curta deve ser inserida no próprio parágrafo, entre aspas, fonte normal, no modelo (Autor, data, página) e a citação longa deve iniciar com recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte normal tamanho 11; sem aspas;
  • Tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente;
  • Pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas;
  • A chamada de autores no texto deverá ser feita pelo sistema Autor,

4 INFORMAÇÕES RELEVANTES

 O Conselho Editorial reserva-se no direito de recusar os trabalhos que não seguem rigorosamente as diretrizes explicitadas neste espaço.

Os critérios para aceitação dos trabalhos pelo Conselho Consultivo são essencialmente: relevância científica, originalidade e clareza discursiva.

A partir da terceira edição, os Editores comunicarão ao autor se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com restrições para que sejam feitas as alterações ou recusados.

ATENÇÃO: antes de enviar o trabalho, sugerimos que os autores façam uma REVISÃO GRAMATICAL, ORTOGRÁFICA, DE DIGITAÇÃO, DE FORMATAÇÃO E DE NORMATIZAÇÃO, DE CONTEÚDOS E DADOS DA

PESQUISA. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e das seções e segui-las rigorosamente.

Condições para submissão

 Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". Caso aceite originais publicados anteriormente em outros periódicos, nacionais e estrangeiros, ou em anais de congressos, seminários, simpósios e similares, é imprescindível a autorização, por escrito, da entidade organizadora ou editora. Em todos os casos, deve ser feita menção, de maneira precisa, da divulgação anterior.
  • As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Os originais recebidos são submetidos à apreciação de, pelo menos, três referees, considerando-se a proximidade da área de atuação e a especialidade. O Editor pode recorrer a referees ad hoc, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de avaliação cega.
  • Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam.
  • Os originais devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em francês.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.

Artigos Científicos

 Política padrão de seção

Declaração de Direito Autoral

Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

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