“NOSSAS LEMBRANÇAS”: UMA POSSÍVEL LEITURA PELA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar, sob uma perspectiva intercultural, a obra “Nossas Lembranças”, de Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho. Partindo do contexto sociopolítico, marcado por retrocessos e reforços de padrões coloniais, reconhece-se a urgência de dar visibilidade às narrativas e culturas silenciadas historicamente. A investigação considera que a literatura é um artefato capaz de refletir as relações de poder, e que, por meio da memória, expressa formas de enfrentamento às violências simbólicas e estruturais. A pesquisa é qualitativa, de natureza aplicada e com caráter descritivo-analítico. Utiliza-se os pensamentos de Hall, Freire, Munanga, Dussel e Gonzalez, que contribuem para compreender os processos identitários, racismo e a centralidade da linguagem nas lutas por reconhecimento. A obra ambientada entre 1920 e 1980, resgata aspectos da ancestralidade negra e das heranças culturais afro-brasileiras, revelando-se como espaços de denúncia e afirmação identitária, com vários artefatos culturais, que podem enriquecer a valorização intercultural.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutora em Educação Escolar pela Universidade Do Estado de São Paulo (UNESP), Mestra pela Universidade Metodista de São Paulo(UMESP. Psicopedagoga e Especilista em Educação a Distância. Membra do Neabi/UFPB. Professora do Programa de Pós-graduação PPGL/UFPB. Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Especial. Professora do Letras Libras da UFPB.

  • Dayza Meiry Barreto Silva , Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestranda em Letras no PPGL/UFPB. Graduada em Letras Libras pela UFPB, Especialista em AEE (UFPB). Atualmente trabalho como Tradutora Intérprete de Libras - Português (TILSP) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPE)

  • JENIFER ALEXANDRE, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestranda em Biodiversidade e licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Atua como bolsista no projeto PROLICEN. Seus interesses incluem ciências ambientais e sociais. Participa dos estudos sobre etnicidade no projeto Prolicen. 

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos Científicos