v. 9 n. 1 (2024): Dossiê: TEXTO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS E AS PRÁTICAS DIDÁTICAS

					Visualizar v. 9 n. 1 (2024): Dossiê: TEXTO, DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS E AS PRÁTICAS DIDÁTICAS

Os estudos sobre Texto, Discurso e Ensino de Língua Portuguesa, de modo bem especial, a partir do fim do século XX, no Brasil, ganharam destaque, seja do ponto de vista teórico, metodológico e epistemológico, versando sobre diversas questões e, em especial, sobre práticas no contexto da sala de aula. Tais pesquisas, ao nosso ver, foram primordiais para o surgimento dos Programas Profissionais de Formação Docente, em especial o Mestrado Profissional em Letras que, ampliando as discussões teóricas e metodológicas, buscam refletir criticamente e ampliar as práticas docentes dos(as) professores(as) de língua portuguesa no contexto da Educação Básica, visando às melhorias e às (re)significações necessárias no campo da educação linguística e literária na escola. Nesse contexto de repensar a prática do(a) docente de língua materna na sala de aula e para além dela, neste número temático da Revista Linguagens e Letramentos, buscamos unir investigações que ampliem o debate em território nacional no sentido de (re)significar a prática do professor de língua materna, num cenário diferente, em especial à luz dos documentos oficiais atuais (BNCC, propostas curriculares estaduais e municipais etc.). Para tanto, neste Dossiê, constam artigos que se fundamentam no texto na sala de aula de Língua Portuguesa (LP), na Linguística Textual (LT), na Análise Dialógica do Discurso (ADD), na Semiolinguística, na Linguística Aplicada (LA), na Semiótica, na Análise de Discurso Crítica (ADC), da Crítica e da Teoria Literária, nos Letramentos, entre outras vertentes teóricas, metodológicas e epistemológicas que contribuem para a formação do professor de língua portuguesa, seja de forma inicial e/ou continuada.

Publicado: 2024-12-26

Editorial

Artigos Científicos

Resenha