Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal fomentar um trabalho mais qualificado com a leitura na sala de aula, por meio de um olhar metodológico com atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais. Como referencial teórico, foram utilizados os pressupostos da relação entre Texto, Leitura e Ensino (Koch, 2002; Koch; Elias, 2009; Santos; Cuba Riche; Teixeira, 2012), a fim de embasar um trabalho centrado nos efeitos de sentido e na interpretação. Para isso, utilizamos a história “Ora Camalba de Die ou O Dragão”, presente no premiado livro Que história é essa?, escrito por Flavio de Souza, ilustrado por Pepe Casals e publicado pela Companhia das Letrinhas. Nessa, é contada a narrativa de um famoso conto de fadas sob a perspectiva de um personagem coadjuvante: o Dragão. Como resultado deste percurso, foram elaboradas atividades que podem ser aplicadas no contexto do 6º ano do Ensino Fundamental II.
PALAVRAS-CHAVE: Texto; Ensino; Conto de fadas.
Biografia do Autor
-
Dennis Castanheira, Universidade Federal Fluminense
Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, no qual é membro do GT de Ações Afirmativas. É docente da Pós-Graduação Lato Sensu de Língua Portuguesa da UFF. É líder do projeto de extensão Mulheres na Linguística: por um protagonismo feminino. É pesquisador do Grupo de Estudos Discurso Gramática e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto. É integrante do GT de Descrição do português e do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Exerce regularmente o papel de editor convidado de revistas acadêmicas, de organizador de coletâneas investigativas e de organizador de eventos nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados do Brasil e do exterior. Publica suas investigações em revistas científicas e em livros técnicos. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio.
-
Margareth Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
É graduada e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre (2012) e Doutora (2017) em língua portuguesa também pela UFRJ. Atuou no Ensino Fundamental pela rede municipal e particular do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, argumentação, literatura e ensino de leitura. Desde 2011, é professora efetiva de Língua Portuguesa e suas literaturas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Desenvolve pesquisas em parceria/cooperação técnica com o CEFET-RJ e é membro do GPLINT (Grupo de pesquisa em Linguística de Texto) da UFRJ, coordenado pela prof. Dra. Leonor Werneck. Supervisionou o PIBID UFRJ - Subprojeto Língua Portuguesa (Produção Textual - Ensino Médio), período 2020-2022.
Seção
Artigos Científicos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguagens & Letramentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.