ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E APRENDIZADOS

Autores

  • Alexandra Maria de Andrade UFCG

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2181

Resumo

 RESUMO: Debater sobre alfabetização e letramento é uma tarefa fundamental, considerando a relevância desses temas no contexto escolar. Por isso, é urgente buscar uma fundamentação teórica que subsidie nossa prática docente, uma vez que a escola deve proporcionar condições para que o aluno desenvolva a leitura e a escrita de forma eficiente e eficaz. Nessa direção, este artigo busca discutir as questões centrais relacionadas à alfabetização e ao letramento, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem acadêmica, que consistiu na análise e revisão de fontes acadêmicas relevantes sobre o tema, com base nas contribuições de teóricos como Soares (2020), Kleiman (2005), Koch (2010), entre outros autores que trabalham a mesma temática. Com base nas discussões, ficou elucidado que essas duas temáticas, embora sejam processos distintos, estão intimamente relacionados e devem ocorrer de forma integrada. A alfabetização refere-se ao aprendizado das habilidades de leitura e escrita, enquanto o letramento está mais voltado para o uso da língua em diferentes contextos sociais. Nesse sentido, é fundamental compreender as diferenças entre os dois conceitos, reconhecendo as particularidades de cada um, a fim de evitar equívocos entre suas funções e significados.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, letramento, aprendizagem.

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Publicado

2024-12-26