ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E APRENDIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2181Resumo
RESUMO: Debater sobre alfabetização e letramento é uma tarefa fundamental, considerando a relevância desses temas no contexto escolar. Por isso, é urgente buscar uma fundamentação teórica que subsidie nossa prática docente, uma vez que a escola deve proporcionar condições para que o aluno desenvolva a leitura e a escrita de forma eficiente e eficaz. Nessa direção, este artigo busca discutir as questões centrais relacionadas à alfabetização e ao letramento, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem acadêmica, que consistiu na análise e revisão de fontes acadêmicas relevantes sobre o tema, com base nas contribuições de teóricos como Soares (2020), Kleiman (2005), Koch (2010), entre outros autores que trabalham a mesma temática. Com base nas discussões, ficou elucidado que essas duas temáticas, embora sejam processos distintos, estão intimamente relacionados e devem ocorrer de forma integrada. A alfabetização refere-se ao aprendizado das habilidades de leitura e escrita, enquanto o letramento está mais voltado para o uso da língua em diferentes contextos sociais. Nesse sentido, é fundamental compreender as diferenças entre os dois conceitos, reconhecendo as particularidades de cada um, a fim de evitar equívocos entre suas funções e significados.
PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, letramento, aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguagens & Letramentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.