EVENTOS DE LETRAMENTO ESCOLAR E ESPECIALIZADO: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2112Resumo
A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa etnográfica, de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de geração de dados foram a observação, entrevista semiestruturada e coleta de artefatos. Os participantes foram duas famílias da cidade Landri Sales/PI, a análise foi centrada nos eventos de ferramentas dessas famílias, tendo em vista a participação da pessoa com deficiência nas diferentes esferas sociais que compõem o contexto pesquisado. Como resultado preliminar, evidenciamos que os eventos de letramento que compõem as rotinas dos grupos pesquisados estão relacionados ao contexto comunitário, escolar e especializado. Percebemos que os letramentos em uso nesses eventos são formados pelo hibridismo entre os modelos escolar, especial e vernáculo. Em relação a esses usos os significados articulados nas interações estão fundamentados em mescla de discurso especial e escolar, com ênfase na ideia de cuidado e desenvolvimento, construídos em torno de textos: atividades, falas de orientação e combinados. Esses letramentos fundamentam as identidades de porta-voz e aluno especial que são manejados no âmbito das interações desse grupo.
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