#PRACEGOVER: UMA PROPOSTA CIDADÃ DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2119Resumo
RESUMO: Neste artigo, apresenta-se uma proposta para o trabalho com letramento virtual crítico em interface com o incentivo ao processo de inclusão de pessoas com deficiência visual a partir do Projeto #PraCegoVer. O aporte teórico de que nos utilizamos advém das concepções de multiletramentos e de letramentos virtuais críticos, que defendem que o trabalho escolar com os textos digitais deve propiciar o engajamento em práticas de linguagem no contexto digital, assim como a análise dos modos semióticos de produção de sentido que perfazem os textos circulantes nessa esfera. A partir disso, apresentamos uma proposta didática para a produção de audiodescrições de imagens, inspirados no Projeto #PraCegoVer. Além disso, compartilhamos uma experiência realizada em uma escola pública cearense com a referida proposta, discutindo seus resultados na aprendizagem dos estudantes. Defende-se, a partir da discussão executada, que levar o Projeto #PraCegoVer ao contexto escolar parece não só ser uma oportunidade de proporcionar o conhecimento da proposta, mas de reconhecer o seu papel político de valorizar iniciativas inclusivas de produção textual, bem como de mobilizar, desenvolver e/ou refinar letramentos.
PALAVRAS-CHAVE: #PraCegoVer; letramento virtual crítico; produção textual inclusão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguagens & Letramentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.