#PRACEGOVER: UMA PROPOSTA CIDADÃ DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2119

Resumo

RESUMO: Neste artigo, apresenta-se uma proposta para o trabalho com letramento virtual crítico em interface com o incentivo ao processo de inclusão de pessoas com deficiência visual a partir do Projeto #PraCegoVer. O aporte teórico de que nos utilizamos advém das concepções de multiletramentos e de letramentos virtuais críticos, que defendem que o trabalho escolar com os textos digitais deve propiciar o engajamento em práticas de linguagem no contexto digital, assim como a análise dos modos semióticos de produção de sentido que perfazem os textos circulantes nessa esfera. A partir disso, apresentamos uma proposta didática para a produção de audiodescrições de imagens, inspirados no Projeto #PraCegoVer. Além disso, compartilhamos uma experiência realizada em uma escola pública cearense com a referida proposta, discutindo seus resultados na aprendizagem dos estudantes. Defende-se, a partir da discussão executada, que levar o Projeto #PraCegoVer ao contexto escolar parece não só ser uma oportunidade de proporcionar o conhecimento da proposta, mas de reconhecer o seu papel político de valorizar iniciativas inclusivas de produção textual, bem como de mobilizar, desenvolver e/ou refinar letramentos.

 

PALAVRAS-CHAVE: #PraCegoVer; letramento virtual crítico; produção textual inclusão.

Biografia do Autor

  • Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (2000), mestrado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), doutorado em Linguística Aplicada pela Puc Minas (2008) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos, identidade do professor, memoriais, representações sociais; formação de professores; letramento, material didático.

  • Juliana Freitas Aguiar, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

    Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará - PROFLETRAS (Turma das Princesas- 2018/2020). Professora efetiva de Língua Portuguesa do Governo do Estado do Ceará desde 2014. É revisora e corretora de artigos e trabalhos de conclusão de curso. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará(2011). Graduação em LETRAS PORTUGUÊS pela Universidade Federal do Ceará (2009).

  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Estadual do Ceará

    Mestre e Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Graduado em Letras: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes e Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professor do setor de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do curso de Letras da FECIL/UECE e como docente efetivo vinculado à Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC) na área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos em Linguística Aplicada ao ensino de línguas e à formação de professores de língua materna e estrangeira sob o viés do dialogismo bakhtiniano.

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Publicado

2024-12-26