ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DOCENTE COM A LEITURA DA CRÔNICA E DA CHARGE
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2140Resumo
RESUMO: O ensino de língua materna na educação básica deve colocar o gênero discursivo como elemento central, e a leitura deve ser abordada como uma prática de linguagem. Por essa direção, a leitura deve ser entendida como uma atividade que envolve a interação entre leitor, texto e autor, considerando o contexto, o propósito e as práticas sociais de leitura. Nesse sentido, o ensino de leitura exige um trabalho organizado que proporcione ao aluno acesso às estratégias adequadas para o desenvolvimento de habilidades. No entanto, as estratégias mobilizadas pelo professor no ensino de leitura podem ser diferentes a depender do gênero discursivo e da turma em que está atuando. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo evidenciar as diferentes estratégias de mediação docente no ensino de leitura com a crônica e a charge, considerando o uso das pistas de contextualização como estratégias no processo de mediação docente. Para tanto, tomou-se por base a pesquisa bibliográfica por meio dos estudos de Bortoni-Ricardo e articularam-se conceitos da Sociolinguística Interacionista Escolar da mesma autora. Verifica-se, entre os resultados, que a mediação docente é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da formação leitora do aluno; as pistas de contextualização promovem o uso dos protocolos verbais e das estratégias de leitura; as estratégias mobilizadas durante as aulas de leitura são diferentes para cada gênero trabalhado; e a mediação docente é necessária para que o aluno possa construir sentidos para o texto e compreendê-lo em suas dimensões.
Palavras-chave: Ensino de leitura; Mediação; Pistas de contextualização.
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