CENOGRAFIA VERBAL E DIGITAL NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2126Resumo
RESUMO: Discorrer sobre cenografia verbal e digital é abordar as contribuições das tecnologias no processo de comunicação, ensino e aprendizagem em sala de aula, visto que, por meio do avanço cibernético, podemos construir textos, desestabilizá-los e refazê-los, assim como aplicar neles modos como imagens, cores, efeitos especiais, sons etc. Nessa perspectiva, propomos, neste artigo, discutir cenografia verbal e digital como práticas discursivas que contribuem para o ensino de língua portuguesa da educação básica. Como base teórica, utilizamos, principalmente, os pressupostos de Maingueneau (2015), ao pontuar que o texto passa a ser reconhecido como “iconotexto”, em que imagem, palavras e sons são indissociáveis. Além desse autor, amparamo-nos na BNCC (Brasil, 2018), ao apontar a relevância dos gêneros discursivos no que tange ao desenvolvimento de práticas linguageiras na escola. Metodologicamente, este trabalho segue os pressupostos da pesquisa descritivo-reflexiva de natureza qualitativa, tendo em vista que analisamos uma página da web e um gênero publicitário, a fim de identificar cenografia verbal e digital nesses textos. Subsequentemente, apresentamos sugestões de textos para os professores de língua portuguesa utilizarem em suas aulas e reforçamos que a teoria de Maingueneau, que advém da Análise do Discurso de linha francesa, contribui para um ensino dinâmico e atrativo em que o texto seja objeto de estudo, pois é no texto e apenas por ele que interagimos.
PALAVRAS-CHAVE: Cenografia verbal; cenografia digital; práticas discursivas; ensino.
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