CENOGRAFIA VERBAL E DIGITAL NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2126

Resumo

RESUMO: Discorrer sobre cenografia verbal e digital é abordar as contribuições das tecnologias no processo de comunicação, ensino e aprendizagem em sala de aula, visto que, por meio do avanço cibernético, podemos construir textos, desestabilizá-los e refazê-los, assim como aplicar neles modos como imagens, cores, efeitos especiais, sons etc. Nessa perspectiva, propomos, neste artigo, discutir cenografia verbal e digital como práticas discursivas que contribuem para o ensino de língua portuguesa da educação básica. Como base teórica, utilizamos, principalmente, os pressupostos de Maingueneau (2015), ao pontuar que o texto passa a ser reconhecido como “iconotexto”, em que imagem, palavras e sons são indissociáveis. Além desse autor, amparamo-nos na BNCC (Brasil, 2018), ao apontar a relevância dos gêneros discursivos no que tange ao desenvolvimento de práticas linguageiras na escola. Metodologicamente, este trabalho segue os pressupostos da pesquisa descritivo-reflexiva de natureza qualitativa, tendo em vista que analisamos uma página da web e um gênero publicitário, a fim de identificar cenografia verbal e digital nesses textos. Subsequentemente, apresentamos sugestões de textos para os professores de língua portuguesa utilizarem em suas aulas e reforçamos que a teoria de Maingueneau, que advém da Análise do Discurso de linha francesa, contribui para um ensino dinâmico e atrativo em que o texto seja objeto de estudo, pois é no texto e apenas por ele que interagimos.

PALAVRAS-CHAVE: Cenografia verbal; cenografia digital; práticas discursivas; ensino.

Biografia do Autor

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutorado em Sciences de L'Education pela Universidade de Nantes (2003) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, é também, professora colaboradora da Universidade Estadual do Ceará e membro do Conselho de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, orientadora de mestrado e doutorado. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Cariri - Crato-Ce. Tem pesquisas na área de Análise do Discurso Narrativo, com foco em relatos de experiência, transculturalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa autobiográfica, discursos, representações discursivas, gênero e violência. Líder do GELDA - Grupo de Estudos Linguísticos em Discurso Autobiográfico, certificado e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ. Membro do grupo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar: Formação, Autobiografia, Representações Sociais- GRIFARS, da UFRN. 

  • Profa. Dra. Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005); Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998); Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1993); Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983) e em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/PPGLin/UFC. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística de Texto e análise do discurso, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e nas estratégias de construção dos sentidos do texto: referenciação, intertextualidade, interdiscursividade, argumentação e multimodalidade. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação e da Academia Cearense da Língua Portuguesa - ACLP, ocupando a cadeira 13, desde 2017.

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Publicado

2024-12-26