ATIVIDADES NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM VISTAS À ESCUTA INTERPRETATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2176

Resumo

RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar como as habilidades da BNCC que envolvem a escuta são mobilizadas em livros didáticos de língua portuguesa. A pesquisa interpretativista analisou 4 livros do PNLD 2020 que se mantiveram disponíveis no PNLD 2024, quer idênticos quer com algumas alterações. Os dados voltam-se inclusive para o conteúdo audiovisual que acompanha as obras disponibilizado no PNLD 2020. Com base nas contribuições de Antunes (2003, 2009); Dolz, Schneuwly, Haller (2004); Carvalho, Ferrarezi (2018), entre outros, discute-se a importância de atividades de compreensão de textos orais para o ensino de língua, enquanto atividade sociointeracionista. Os resultados apontam para atenção reduzida às habilidades de análise linguística. Conclui-se que cabe ao professor complementar a análise e discussões de textos orais em sala de aula, a fim de fomentar o desenvolvimento de habilidades de escuta e, para isso, o discente, desde sua formação, precisa reconhecer o valor da escuta no ensino da língua portuguesa.

Biografia do Autor

  • Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

    Denise Lino de Araújo é Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada (LA), numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de Português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas, orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. Idealizadora e coordenadora do projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Coordenadora PIBID- LETRAS/CH/UFCG 2022-2024. Ex-tutora do PET-LETRAS/UFCG; Ex- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - UFCG

  • Nozângela Maria Rolim Dantas , Universidade Federal de Campina Grande

    Professora do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba  (UFPB), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2024-12-26