ATIVIDADES NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM VISTAS À ESCUTA INTERPRETATIVA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2176Resumo
RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar como as habilidades da BNCC que envolvem a escuta são mobilizadas em livros didáticos de língua portuguesa. A pesquisa interpretativista analisou 4 livros do PNLD 2020 que se mantiveram disponíveis no PNLD 2024, quer idênticos quer com algumas alterações. Os dados voltam-se inclusive para o conteúdo audiovisual que acompanha as obras disponibilizado no PNLD 2020. Com base nas contribuições de Antunes (2003, 2009); Dolz, Schneuwly, Haller (2004); Carvalho, Ferrarezi (2018), entre outros, discute-se a importância de atividades de compreensão de textos orais para o ensino de língua, enquanto atividade sociointeracionista. Os resultados apontam para atenção reduzida às habilidades de análise linguística. Conclui-se que cabe ao professor complementar a análise e discussões de textos orais em sala de aula, a fim de fomentar o desenvolvimento de habilidades de escuta e, para isso, o discente, desde sua formação, precisa reconhecer o valor da escuta no ensino da língua portuguesa.
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