FONOLOGIA EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v9i1.2185Resumo
RESUMO: As dificuldades enfrentadas por professores da educação básica ao lidar com a Fonologia enquanto componente da língua são perceptíveis em suas formações continuadas. Construir saberes a partir dos aspectos sonoros da língua para: dominá-la reflexivamente, compreender processos fonológicos, combater o preconceito linguístico e formar hábitos linguísticos parece ser ainda território complexo. Nessa direção, o presente trabalho tem como objetivo analisar a compreensão de professores da educação básica acerca do papel da Fonologia e de suas possiblidades de exploração em sala de aula, com base em depoimentos e propostas metodológicas produzidas no contexto da disciplina Fonologia, Variação e Ensino, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, ex-post-facto, fundamentada em Nunes (2023), Seara; Nunes e Lazzarotto-Volcão (2022), Roberto (2016), Rodrigues e Nascimento (2016), Cardoso (2009), Simões (2006), etc. Os resultados demonstram algumas relações instigadoras: a de que o professor da educação básica carrega lacunas em sua formação acadêmico-científica no tocante à compreensão da natureza abstrata do som e da sua relação com outros processos integrados com a leitura, a escrita e a oralidade; a de que a efetiva exploração dos aspectos fonológicos para alavancar práticas exitosas para explorar o som depende do saber científico constituído no campo da Fonologia, não podendo ser marginalizados; e a de que a oferta de programas de formação continuada é engrenagem para compreender conscientemente esse campo como promissor para o debate sobre as variações, os recursos estilísticos, as relações ortográficas e outros temáticas atinentes à formação escritora e leitora plena dos aprendizes.
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