v. 10 n. 1 (2025): Linguagens & Letramentos

					Visualizar v. 10 n. 1 (2025): Linguagens & Letramentos

Dossiê: LITERATURA E ENSINO: DIVERSIDADE CULTURAL, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DO LEITOR

Organizadores:

Profa. Dra. Maria Suely da Costa (PROFLETRAS/UEPB)

Prof. Dr. Derivaldo dos Santos (PROFLETRAS/UFRN)

O presente Dossiê emerge da necessidade de se aprofundar as discussões sobre literatura e ensino, tendo como horizonte de pesquisa o papel formador e transformador da literatura no ambiente educacional. Como seu título sugere, os textos aqui reunidos em torno dessa problemática refletem a atmosfera cultural brasileira, marcada pela riqueza da diversidade, campo de atuação fértil para a literatura, no modo de sua apreensão do mundo e de sua pertinência na formação do leitor crítico e reflexivo. Com o intuito de fomentar a discussão, face aos desafios prementes em sala de aula, esta Coletânea integraliza diversas práticas pedagógicas com o uso do texto literário, promovendo, no conjunto das estratégias metodológicas especificadas por seus articulistas, subsidiar professores na construção e no aperfeiçoamento de suas práticas em sala de aula, com vistas à formação do leitor literário. Assim, este Dossiê funciona como um exercício catalisador de reflexão crítica e analítica, sobretudo propositiva, de partilha de experiências diversas, reverberando na articulação da diversidade cultural brasileira, no letramento e na formação do leitor. Trata-se de textos de pesquisadores com interesses comuns sobre o estudo da literatura no ensino básico e/ou no contexto da sala de aula, cuja discussão incide sobre aspectos da diversidade cultural brasileira, através de propostas pedagógicas que abordam a literatura infanto-juvenil, afro-brasileira, indígena, com vistas à promoção de uma educação mais inclusiva e ao papel que essa literatura tem na vida social dos sujeitos em formação.

Publicado: 2025-09-23