EDUCAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO: O ENSINO DA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA À LUZ DA LEI Nº 11.645/08
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v10i1.2285Resumo
Este artigo discute sobre a formação do leitor da literatura de autoria indígena, a fim de garantir o reconhecimento da escrita dos povos originários como um meio de existência e de resistência ao longo do tempo, via descolonização do conhecimento e valorização das culturas indígenas brasileiras. O estudo se concentra na aplicação da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, de modo a possibilitar a desconstrução de discursos estereotipados e promover uma maior compreensão e respeito pelas culturas, histórias e cosmovisões indígenas. Destacam-se como fundamentação teórica os estudos de Kambeba (2020), Krenak (2022), Dorrico (2023), Ribeiro (2017), entre outros. Ao apontar para a centralidade da perspectiva decolonial na defesa de saberes ancestrais, a literatura indígena destaca seu potencial no processo de formação do leitor literário crítico.
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