UMA PROPOSTA DE LEITURA COMPARADA: APROXIMAÇÕES ENTRE PAULA TAVARES E CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
DOI:
https://doi.org/10.56814/lel.v10i1.2286Resumo
Este artigo introduz uma experiência de leitura em sala de aula na graduação do curso de Letras – Língua Portuguesa, versando sobre a análise obtida na leitura coletiva. A partir da perspectiva dos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, propusemos a leitura concomitante do poema “A rapariga”, de Paula Tavares, e “O boi”, de Carlos Drummond de Andrade. Em termos da aproximação entre as literaturas angolana e brasileira, pautamo-nos nas compreensões de Rita Chaves (2014), Benjamin Abdala Jr. (1996) e Salvato Trigo (1985), trabalhando ainda com a perspectiva de Eduardo Coutinho (2014) e de René Wellek (1994) quanto à atualidade da Literatura Comparada. Em termos de procedimento, vinculamo-nos à leitura integrativa de Antonio Candido (2014) e a algumas etapas procedimentais de Alexandre Pilati (2017). Concluímos, ao fim da leitura, que o boi simboliza uma pertença, respeitada e renovada no poema angolano, mas inteiramente cindida no poema brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguagens & Letramentos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados torna-se propriedade da Revista Linguagens & Letramentos, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.